Com o plenário lotado, iniciaram na manhã de hoje (18), as atividades da décima terceira edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O encontro, que acontece de 18 a 20 de maio, reúne milhares de gestores públicos em um hotel às margens do Lago Paranoá, na capital federal. Participam do encontro prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores, senadores, parlamentares federais e estaduais e representantes de entidades municipalistas
A Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) mais uma vez participa da mobilização. A comitiva, composta por 23 gestores públicos e o executivo da Associação, já está em Brasília participando das discussões.
Na abertura do evento, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, disse que as entidades reconhecem que os recursos para os municípios têm avançado desde 2003. No entanto, o planejamento orçamentário dos municípios de 2010 foi feito baseado no orçamento da União, que estimou em 56 milhões de reais o total de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Porém, ato do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão revisou e reduziu o montante para R$ 53,5 milhões.
"Esperamos que até quinta-feira o Governo anuncie ajuda financeira aos municípios para que possam avançar ainda mais , principalmente em relação às finanças municipais" afirma o prefeito em exercício de Botuverá, Pedro Paulo Costa.
Além desse auxílio, o prefeito de Indaial, Sérgio Almir dos Santos, defende o aumento do repasse dos recursos do FPM, bem como um aporte maior de recursos nas áreas de saúde e educação. "Os municípios não podem mais arcar com este ônus sem a contrapartida da União. Precisamos dar continuidade ao Programa Saúde da Família e atender às carências da educação infantil nos municípios e, para tanto, é imprescindível uma maior responsabilização do Governo Federal" explica.
Com uma programação ampla, a mobilização municipalista conta com oficinas nas áreas da administração pública, focadas em finanças, educação e saúde. No dia 19, acontece uma sabatina com os pré-candidatos à Presidência da República: Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva.
Ainda na quarta, os prefeitos participam de audiência com deputados e senadores das bancadas de cada Estado. Já na quinta-feira (20), o presidente Lula participa do encerramento do evento.
Governo Federal
Na abertura da Marcha, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, iniciou o discurso discorrendo uma homenagem ao trabalho da CNM na história do movimento municipalista.
O ministro agradeceu a parceria dos gestores municipais ao longo dos oito anos do atual governo. "Sabemos que muito já foi feito, mas reconhecemos que ainda há muito a se fazer" disse. Segundo ele, os avanços aconteceram porque os prefeitos vêm a Brasília lutar por melhorias.
Michele Prada, de Brasília – Ascom AMMVI.