Os prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí reuniram-se na tarde desta quinta-feira, 27 de maio, para a 391ª assembleia geral ordinária do ano. O encontro, que aconteceu na sede da entidade, contou com a presença dos prefeitos de Apiúna, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Rodeio, e representantes dos demais municípios da região.
Neste quarto encontro do ano, os prefeitos trataram em pauta assuntos relacionados ao saneamento básico, movimento econômico, planejamento estratégico da Associação, capacitações, Marcha de Prefeitos e cidade digital.
O destaque do encontro foi o debate sobre a segurança pública na região. Os gestores públicos reivindicaram aumento do número de efetivos e da frota de veículos para toda a região, construção do quartel da Política Militar em Indaial e Pomerode. Além disso, os prefeitos de Gaspar e Pomerode esclareceram as condições para a construção da Unidade Prisional Avançada (UPA) nos municípios. O pleito foi recebido pelo secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Raimundo Mette.
A próxima assembleia ficou agendada para o dia 24 de junho, em Apiúna. Na oportunidade, será pautado o censo demográfico de 2010. O presidente da AMMVI, Jamir Marcelo Schmidt, destacou que este tema é de grande relevância para os municípios, uma vez que a contagem interfere no repasse dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), cujos índices estão relacionados à faixa populacional.
Michele Prada, Ascom AMMVI.
LEIA TAMBÉM…
PEC prevê a criação de um Fundo de Segurança Pública Municipal com recursos dos Municípios