Discutir a Educação no Brasil, analisar as novas diretrizes do Ensino Fundamental e da Educação Infantil para elevar a qualidade do ensino público municipal, foram os objetivos do I Seminário de Educação da Undime Região Sul, que reuniu cerca de 600 secretários municipais de Educação de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O evento aconteceu no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, nos dias 7 e 8 de junho.
Juntamente com representantes do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Ministério Público de Santa Catarina e outras instituições, os gestores de Educação discutiram temas essenciais para definir as melhorias da qualidade na educação do país e principalmente da região Sul.
Durante os dois dias de evento, os participantes assistiram a diversas palestras como: Educação Básica obrigatória dos 4 aos 17 anos, Alimentação Escolar, Transporte Escolar – Cálculo Dos Custos Efetivos, Educação Infantil e as novas Diretrizes, Plano Nacional de Educação Novos Desafios e as Responsabilidades da Educação Municipal, e Bullying na Escola.
Entre os palestrantes estava a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pillar Lacerda Almeida e Silva; o Consultor do FNDE e responsável pelo Levantamento da Situação Escolar, José Parente Filho; o Diretor de Políticas de Formação do Ministério da Educação Marcelo Soares Pereira da Silva; e o Ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade, vinculada a Presidência da República, Elói Ferreira de Araújo.
O Seminário foi promovido pela Undime Santa Catarina, em parceria com a Undime Paraná e Undime Rio Grande do Sul. Estas instituições têm a função de disseminar a educação e buscar bons resultados e qualidade na formação dos alunos das redes públicas municipais de educação.
Com informações da Undime SC.