Colegiado de Educação da AMMVI reúne-se em Pomerode

Na manha desta terça-feira (15), foi realizada a reunião do Colegiado de Secretários Municipais de Educação da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI). A reunião aconteceu no auditório da prefeitura de Pomerode.

O prefeito, Paulo Maurício Pizzolatti e a vice-prefeita, Gladys Siewert deram as boas vindas a todos, desejando um bom dia de trabalho. "Este encontro é um diferencial que a AMMVI promove, com profissionais da educação. Seguindo os trabalhos da atual gestão, estamos inovando o turno complementar, ampliando vagas nas creches e lutando para tornar possível a implantação de um plano de carreira de forma igualitária para os professores do município", explanou o prefeito de Pomerode.

Após, a secretária de Educação e Formação Empreendedora (SED) e coordenadora do Colegiado de Educação da AMMVI, Neuzi Schotten iniciou os trabalhos, convidando o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Correa, para abordar as responsabilidades dos secretários de Educação com os recursos da área. Outro assunto abordado foi as competências e orientações práticas dos Conselhos Municipais de Educação.

A convite do Colegiado, esteve presente a técnica da Secretaria de Estado da Educação, Ismenia de Fátima Vieira, pedagoga e mestre em Educação. Ela apresentou a Plataforma Paulo Freire, orientando os secretários sobre o  acesso aos benefícios da política nacional de formação profissional do magistério da educação básica.

Neuzi salientou a importância do projeto, pois além de proporcionar maior facilidade de acesso a formação inicial e continuada aos profissionais da educação, o município pode aplicar os recursos destinados a formação em outras áreas da educação, uma vez que através deste programa do governo federal a formação é gratuita. 

Além disso, em pauta, foram tratados assuntos relacionados à implantação das diretrizes nacionais para educação das relações étnico-raciais e finalização do Concurso Cultural Olho Vivo no Dinheiro Público.

Participaram do encontro os gestores de educação dos municípios de Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rodeio e Timbó.

Concurso Cultural Olho Vivo

O Concurso Cultural Olho Vivo no Dinheiro Público foi instituído pela Controladoria-Geral da União (CGU) para os alunos do ensino fundamental das escolas da rede municipal de educação situadas nos municípios que compreendem a AMMVI. O Concurso pretende despertar nos estudantes o interesse pelo controle social, além de promover a reflexão e o debate sobre o referido tema no ambiente escolar.

Sobre a Plataforma Paulo Freire

A Plataforma Paulo Freire, criada pelo Ministério da Educação (MEC), é a porta de entrada dos professores da educação básica pública, no exercício do magistério, nas instituições públicas de ensino superior. Ao mesmo tempo em que coloca em prática o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, a plataforma homenageia o educador brasileiro Paulo Freire.

Na Plataforma os professores podem escolher as licenciaturas que desejam cursar, fazer inscrição, cadastrar e atualizar seus currículos. Construída para ser uma ferramenta de fácil acesso do professor, ela também é informativa. Os docentes podem encontrar uma série de dados, entre eles, as tabelas com a previsão de oferta de cursos, as instituições, as modalidades de formação para o período 2009 a 2011. Mais informações no site do Ministério da Educação (www.mec.gov.br).

Assessoria de Comunicação de Pomerode.