Começa nesta terça-feira, 17 de agosto, uma semana decisiva para o municipalismo brasileiro. Na mesma data em que a Câmara dos Deputados promove o último esforço concentrado de votações antes do período eleitoral, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) agendou mais uma mobilização, dias 17 e 18 de agosto, para lutar pela regulamentação da Emenda Constitucional 29.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destaca que a participação de prefeitos, vereadores, secretários municipais e comunidade é fundamental para o sucesso da mobilização. Ele conta com a presença maciça desses gestores municipais – e demais cidadãos interessados em melhorar a Saúde nos municípios – nos dois dias que marcam o encontro promovido no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, em Brasília.
A entidade produziu um vídeo explicativo, postado no canal Youtube, que registra o andamento da tramitação da Emenda 29 no Congresso Nacional e mostra como as entidades municipalistas estão trabalhando pela aprovação da matéria.
Justificativas para reforçar o convite não faltam. Ziulkoski destaca que os municípios estão sobrecarregados, investem mais em Saúde do que exigido na legislação – 12% -, enquanto a União e a maioria dos Estados reduzem investimentos.
Ascom AMMVI com informações da Agência CNM.
LEIA TAMBÉM…
Gestores públicos mobilizam-se novamente por recursos da saúde