Foi instituído na última quinta-feira (21), em Caçador, durante reunião da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o Conselho de Secretários Executivos das Associações de Municípios de Santa Catarina. O órgão colegiado terá a função de assessoramento aos conselhos da Federação e das associações microrregionais nos assuntos de interesse do movimento municipalista.
O secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa, explica que o Conselho tem a finalidade de apoiar, defender e integrar, em nível técnico, as associações de municípios. Além disso, o órgão "representará os executivos das associações catarinenses perante fóruns, entidades governamentais e órgãos congêneres" afirma.
Dentre as finalidades do Conselho está ainda a prospecção e discussão de ações que visam ao desenvolvimento institucional das associações, como também a promoção de estudos específicos, congressos e encontros para a discussão ampla dos desafios e problemas relacionados ao movimento municipalista catarinense.
O próximo passo para a consolidação do Conselho será a adequação e aprovação do regimento interno, bem como a eleição dos membros da Diretoria Executiva, que contempla os cargos de presidente, vice-presidente e secretário, que serão exercidos de caráter voluntário e sem remuneração.
A proposta de formação do Conselho foi apresentada pelo secretário executivo da Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu), Alessandro Hansen Vargas.
Michele Prada, Ascom AMMVI.
LEIA TAMBÉM…
Caçador sedia encontro de associações microrregionais