Os secretários municipais de Educação reuniram-se na manhã desta terça-feira, 19 de outubro, para a quinta reunião ordinária do ano. O encontro, que aconteceu na Câmara de Vereadores de Benedito Novo, contou com a participação de gestores da área de Blumenau, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, além do município anfitrião.
O encontro iniciou com a explanação do Instituto Fala Guri, que apresentou o projeto "ECA na Sala de Aula". O representante da entidade, Aureo Giunco Junior, explica que o projeto busca inserir o Estatuto da Criança e do Adolescente no currículo do ensino fundamental, envolvendo jovens e professores da rede pública, incentivando-os a dar continuidade a esta prática.
Conforme Junior, este projeto já foi aplicado com sucesso em alguns municípios catarinenses, resultando em professores com clareza dos direitos e responsabilidades dos adolescentes, sabendo administrar os conflitos que surgem em sala de aula, além de corroborar com a compreensão do assunto nos jovens protagonistas.
Nos municípios da AMMVI, Indaial e Brusque, já aplicam o projeto, envolvendo profissionais da Educação, Assistência Social e também as famílias dos adolescentes. "O que pretendemos é uma educação cidadã e transformadora", afirma Junior.
Os secretários pautaram ainda a educação de música nas escolas, cuja temática foi apresentada pela professora de Música Vanilda Godoy, da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). Segundo ela, o ensino da música na educação básica é uma obrigatoriedade tratada na Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, cujos sistemas de ensino deverão adaptar-se às exigências até agosto do próximo ano.
Este tema já vem sendo tratado nas últimas reuniões do Colegiado, uma vez que os municípios relatam da carência de profissionais habilitados para tal segmento da arte e buscam alternativas de aprimorar o ensino de música nas escolas. "Não pretendemos tão somente cumprir a legislação, mas sim fazê-la com eficácia" declara o secretário de Educação de Gaspar, Neivaldo da Silva.
A próxima reunião ficou agendada para dia 23 de outubro, das 9h às 12h, no auditório da AMMVI, em Blumenau. Clique aqui e faça o download dos materiais apresentados no encontro.
Michele Prada, Ascom AMMVI.