Comissão realizará seminário sobre prevenção de catástrofes

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias realizará nesta quinta-feira, 18/11, o seminário "Emergências Socioambientais e Direitos Humanos: Novos Paradigmas da Prevenção de Desastres". O encontro terá por objetivo contribuir para a construção de marcos referenciais para defesa e socorro das populações que sofrem impactos de desastres naturais.

Segundo a deputada Iriny Lopes, autora do requerimento para realização do debate, o Brasil é um dos países da América Latina com maior incidência de desastres naturais. E, diante do agravamento das catástrofes nos últimos anos, faz-se necessário e fundamental ampliar a discussão da temática.

"Situações de emergência tornam vulneráveis a dignidade e os direitos fundamentais de grandes contingentes da população, merecendo por isso um trabalho estruturante, de modo a contribuir para a criação de um marco regulatório atualizado e sistêmico, não apenas para prevenir novos desastres como, também, possibilitar uma assistência rápida às vítimas", afirmou a deputada.

O seminário está previsto para as 9 horas, no plenário 9. Deverão ser convidados, entre outros, representantes de ministérios, de organizações não-governamentais e de entidades civis e religiosas.

Perguntas

Qualquer um interessado poderá participar do seminário, que ocorre durante todo o dia, enviando perguntas para o e-mail pergunte@camara.gov.br (colocar a sigla da comissão – CDH – no campo assunto). Os e-mails serão repassados aos integrantes da comissão, para que escolham as perguntas a serem feitas aos convidados.

Com informações da Agência Câmara.

LEIA TAMBÉM…

Santa Catarina lidera ranking de pedido de ajuda emergencial por calamidades

Municípios da AMMVI participam de capacitação em Defesa Civil

 

CAMAR