A AMMVI está mobilizando os gestores públicos do Médio Vale do Itajaí para participarem da oitava edição do Congresso Catarinense de Municípios, que acontece de 30 de novembro a 2 de dezembro, no Centrosul, em Florianópolis.
Até o momento já são mais de 900 inscritos que, durante os três dias, participarão de palestras sobre finanças e gestão de pessoas. Podem participar prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, agentes políticos, secretários municipais, técnicos municipais, representantes governamentais do Estado e da União, servidores públicos e fornecedores de produtos e serviços.
O presidente da AMMVI, Jamir Marcelo Schmidt, prefeito de Apiúna, participará do congresso. Para ele, o evento é uma oportunidade dos gestores de discutirem e buscarem soluções conjuntas para as dificuldades encontradas nas administrações públicas, além de socializar experiências e receber orientações pertinentes aos entraves burocráticos que encontram cotidianamente.
O evento é uma promoção da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Associações de Municípios e Diário Catarinense, com a realização da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem).
Programação
A conferência de abertura será com o governador eleito Raimundo Colombo, que irá informar sobre as diretrizes do novo governo estadual para a gestão municipal. Durante o primeiro dia serão ainda apresentadas temáticas sobre o controle e a constitucionalidade das leis municipais e a estruturação da Política Local de Habitação de Interesse Social, com a presença confirmada da professora da Universidade de São Paulo, Ermínia Maricato.
Já o segundo dia do congresso será dedicado à saúde e gestão de pessoas. O público irá acompanhar a experiência do consultor executivo em saúde no Estado de São Paulo, Wladimir Taborda que apresenta a palestra "Organizações Sociais: a experiência de São Paulo".
A experiência paulistana também estará presente na palestra Ambulatório Médico de Especialidades, ministrada pela assessora de gabinete da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Aparecida Tarucco Yamada.
A Qualidade do Gasto na Gestão Pública Municipal, com ênfase na implantação de consórcios públicos para a redução de despesas, também estará em debate no VIII Congresso Catarinense de Municípios. A experiência paranaense será exposta pelo presidente da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná, Silvio Magalhães Barros, prefeito de Maringá.
No dia 3 de dezembro, último dia do evento, as finanças municipais serão o destaque. O assessor jurídico da Fecam, Edinando Brustolin, ministra a palestra Transferências Constitucionais: panorama, auditoria e controle.
Já os Mecanismos de Arrecadação e a Renúncia de Receitas serão debatidos pelo agente fiscal da receita municipal de Porto Alegre, Mauro Hidalgo.
Confirmações
Na solenidade de abertura, estão confirmadas as presenças do prefeito de Florianópolis, Dário Berger; o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski; o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Gelson Merísio; o presidente da Fecam, Saulo Sperotto; e o governador do Estado, Leonel Pavan.
Inscrições
As inscrições são gratuitas, limitadas e podem ser feitas pelo site http://www.egem.org.br/. Mais informações através do telefone (48) 3221-8800.
Michele Prada, Ascom AMMVI.
LEIA TAMBÉM…