Gestão estratégica de governo é o pilar fundamental na gestão de pessoas para o desenvolvimento de uma política pública focada em resultados. Com esta frase o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba/PR (IMAP), Carlos Homero Giacomini, iniciou sua apresentação sobre gestão de pessoas como estratégia para o desenvolvimento, durante a oitava edição do Congresso Catarinense de Municípios, ontem quarta-feira (1), em Florianópolis.
Conforme o palestrante é necessário que os governantes firmem contratos de gestão com seus secretários com metas, objetivos ambiciosos e realistas, e avaliação da equipe. "Os governantes devem estar atentos a esta questão, pois nas pessoas está o diferencial do trabalho" ressalta.
Giacomini demonstrou aos congressistas o trabalho desenvolvimento em Curitiba onde o governo local mobilizou a cidade para uma agenda estratégica, traduziu esta agenda em planos operacionais, alinhou a máquina administrativa com a agenda estratégia e motivou os servidores para a ação.
Além disso, o presidente do IMAP reforçou que a utilização do governo eletrônico pode motivar os canais de contato com a população, como também a elaboração de um plano de desenvolvimento de competência colabora para a gestão de pessoas focada em resultados.
Para o presidente da AMMVI, Jamir Marcelo Schmidt, prefeito de Apiúna, as políticas públicas precisam resultar em melhorias no município e no aumento da qualidade de vida do cidadão e, para tanto, é imprescindível o engajamento dos agentes públicos. "É importante potencializar o capital humano e definir práticas que possam motivar e adquirir o comprometimento dos servidores públicos em prol de causas comuns" destaca.
Participaram deste segundo dia do evento os prefeitos de Apiúna, Jamir Marcelo Schmidt; Guabiruba, Orides Kormann; Indaial, Sérgio Almir dos Santos; Pomerode, Paulo Maurício Pizzolatti, e o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa, além dos agentes públicos dos municípios do Médio Vale do Itajaí.
O Congresso encerra na quinta-feira, 2 de dezembro, com painel sobre finanças públicas.
SIGEP
Após a palestra do IMAP, foi apresentado o andamento do Sistema de Gestão de Pessoas para a Administração Pública Municipal – SIGEP, cujo projeto visa à construção de um conjunto de diretrizes para gestão de pessoas voltada para a administração municipal.
Um projeto piloto deste sistema foi implantado em Peritiba/SC, que até então vem obtendo resultados produtivos. A assessora do projeto SIGEP, Iuana Rués, esclareceu que o sistema é uma ferramenta que objetiva nortear a gestão pública municipal, otimizando a estrutura e prestando os serviços com mais eficiência.
Michele Prada, Ascom AMMVI.
LEIA TAMBÉM…
Congresso de Municípios: regulamentação da Emenda 29 é defendida em painel sobre saúde
Blumenau apresenta experiência de habitação em seminário estadual
Começa o VIII Congresso Catarinense de Municípios, em Florianópolis