AMMVI participa de curso sobre certificação digital

Mudança na conectividade social da Caixa Econômica Federal (CEF) e a certificação digital para fins de transmissão de informações do FGTS foram os assuntos abordados no curso promovido pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento de Blumenau (Sescon), realizado no dia 30 de novembro. Na ocasião, representando a AMMVI, participou a contadora da entidade Valdete Korz.

O curso, ministrado pelo gerente regional de Sustentação ao Negócio da CEF, Leo Eraldo Paludo, apresentou o projeto piloto de Conectividade Social ICP, em canal 100% web, cuja previsão de início está para janeiro de 2011. Segundo Korz, o novo modelo terá todas as funcionalidades do certificado proprietário da CEF, que é o Conectividade Social, além de novas funcionalidades a exemplo de informações de indícios de débitos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

A contadora explica que o procedimento já vem sendo adotada na Associação, porém o endereço eletrônico ainda traz alguns erros e informações imprecisas, justamente porque o projeto está em fase de teste e melhorias ainda serão implantadas.

"Em princípio ainda não está sendo obrigatória a transmissão das informações pela nova versão, que deverá ter prazo de operacionalização até junho do próximo ano. Também não foi divulgada a legislação pertinente que disciplina o assunto, sendo prevista para o próximo mês" explica a contadora.

Participaram da capacitação empresários contábeis, contadores e profissionais que atuam na área de Recursos Humanos.

Aos municípios que tiverem interesse de conhecer as mudanças na conectividade digital, podem fazer contato com a AMMVI por meio do endereço eletrônico valdete@ammvi.org.br.

Michele Prada, Ascom AMMVI.