Na madrugada de sábado (19/2) para domingo, a população de municípios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem atrasar os relógios em uma hora. É o fim do horário de verão, que teve início no dia 17 de outubro do ano passado.
A medida é tomada sempre nesta época do ano por causa do aumento na demanda por energia, que é resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. A mudança de horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.
Economia
Segundo o Ministério de Minas e Energia, nos últimos dez anos, a adoção da medida proporcionou uma redução média de 4,7% na demanda por energia no horário de maior consumo. Em 2009, a redução na demanda de energia elétrica no horário de verão foi de aproximadamente 4,4% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 4,5% na Região Sul. A expectativa do Ministério é que haja uma redução de até 5% na demanda de energia elétrica nos horários de pico nessas regiões.
Horário prefeituras
Em virtude do fim de horário de verão, o atendimento nas áreas administrativas da prefeitura de Blumenau volta ao horário normal: das 8h às 12h e 13h30 às 17h30. Desde outubro a administração municipal tinha adotado um horário diferenciado objetivando a economia de energia. O mesmo modelo também foi adotado pela prefeitura de Gaspar.
Ascom AMMVI.