Os prefeitos do Médio Vale do Itajaí estarão reunidos nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, com a superintendência regional da Caixa Econômica Federal para discutir sobre as dificuldades encontradas na aprovação de projetos e liberação de recursos junto ao Órgão. O encontro acontece a partir das 15h30, na sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), em Blumenau.
"Este ano vamos intensificar este contato com a Caixa para que possamos agilizar o trâmite de alguns processos, pois ainda persiste a morosidade na aprovação de projetos e liberação de recursos do Orçamento Geral da União, que vêm por meio de convênios, emendas parlamentares e ministérios" constata o presidente da AMMVI, Paulo Eccel, prefeito de Brusque.
Eccel enfatiza ainda que os prefeitos são cobrados pela população em função do atraso de obras públicas, porém, os cidadãos não têm compreensão do processo e recai sobre o Executivo Municipal a responsabilidade pela demora na concretização das melhorias.
"Os prefeitos, como gestores públicos, também têm pressa e trabalham para trazer melhorias ao município e aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos, mas para que isso seja possível, também precisamos contar o apoio de outras esferas de governo e exigir que todos cumpram suas competências", analisa o presidente da AMMVI.
Além destas reivindicações, os prefeitos da Associação vão solicitar o andamento da liberação de recursos das duas edições do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em que alguns municípios da região estão aguardando a liberação de recursos para o início, continuação e conclusão das obras de infraestrutura.
"Para que as obras necessárias ao desenvolvimento da região saiam do papel, é preciso agilizar o relacionamento com a Caixa", avalia Eccel, apontando esta como uma de suas prioridades à frente da AMMVI.
Assembleia
Além da Caixa Econômica Federal, temas como movimento econômico, saneamento básico e andamento do planejamento estratégico da entidade também serão debatidos pelos 14 prefeitos do Médio Vale, durante a assembleia geral ordinária da AMMVI.
Michele Prada, Ascom AMMVI.