Com o objetivo de buscar apoio do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE) na realização de cursos voltados ao aperfeiçoamento dos agentes públicos municipais, a comitiva da AMMVI participou na última terça-feira (1/3) de audiência com o presidente da Corte catarinense, conselheiro Luiz Roberto Herbst.
Diante de três propostas de cursos de longa duração para este ano, que envolve profissionais do TCE no corpo docente, o presidente Herbst sinalizou positivamente pela parceria, frisando que o órgão, de caráter orientativo e fiscalizatório, tem interesse em auxiliar na modernização da gestão pública municipal. "Com certeza os profissionais do Tribunal têm muito a contribuir e todos serão beneficiados" disse.
O secretário executivo das AMMVI, José Rafael Corrêa, explica que, a exemplo de edições anteriores, os cursos serão ministrados por profissionais renomados na área pública e, por isso, a parceria do TCE é essencial para que os objetivos sejam atingidos.
"A AMMVI tem forte preocupação com a modernização e aperfeiçoamento da administração municipal, para tanto sempre buscamos profissionais competentes em cada área e que possam contribuir significativamente com esse objetivo" salienta o presidente da entidade, Paulo Eccel, que saiu confiante da reunião.
Segundo ele, nos cursos de longa duração promovidos pela entidade, os técnicos do TCE têm enriquecido o conteúdo programático e proporcionado resultados importantes na rotina diária das administrações municipais. Um exemplo disso é a prestação das contas dos prefeitos que, no ano passado, os 14 municípios do Médio Vale tiveram parecer pela aprovação.
Cursos
Dando prosseguimento as atividades voltadas ao aperfeiçoamento dos gestores públicos, em breve a AMMVI abrirá as inscrições para cursos de longa duração. A previsão é que no mês de março seja aberto um curso na área de contabilidade pública e, em seguida, cursos de licitação e tributação também serão ministrados.
Independente disso, a entidade continua com suas ações por meio dos colegiados, como também está verificando demandas de treinamentos em outras áreas.
Pauta
Liderada pelo presidente da AMMVI, Paulo Eccel, prefeito de Brusque, a comitiva estava composta pelos prefeitos de Apiúna, Jamir Marcelo Schmidt; Botuverá, Pedro Paulo Costa; Guabiruba, Orides Kormann; e Pomerode, Paulo Pizzolatti.
Além dos cursos, em pauta estavam ainda algumas questões polêmicas da administração pública, como contratação de lombadas eletrônicas, prestação de contas do administrador e concessões públicas.
Michele Prada, Ascom AMMVI.