Alguns municípios do Médio Vale do Itajaí – Benedito Novo, Blumenau, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó – foram surpreendidos na noite de ontem (10), pelas chuvas torrenciais que, em poucas horas, inundaram as cidades, deixando algumas localidades isoladas e colocando as autoridades em alerta.
De acordo com o vice-prefeito de Benedito Novo, Harry Dallabrida, choveu 107 milímetros em pouco mais de seis horas durante a noite de quinta-feira. Houve quedas de barreiras e há áreas em que as pessoas só podem passar a pé. Não há desabrigados. As localidades mais atingidas foram Rio Tigre e Ribeirão dos Russos.
Em Blumenau, o Distrito da Vila Itoupava foi o mais prejudicado, com alagamento das principais ruas. A chuva, que começou por volta do meio-dia de ontem, se intensificou às 17h30min e provocou o transbordamento do Ribeirão Itoupava.
A Secretaria de Serviços Urbanos e a Defesa Civil atenderam 19 ocorrências de alagamento, entre queda e inclinação de muros, árvores caídas em via pública e pontos de deslizamento.
Segundo dados dos pluviômetros, somente na localidade das Itoupavas houve uma precipitação de 108.5 mm em apenas 24 horas. A Defesa Civil de Blumenau acredita que o nível do rio Itajaí-Açú deve passar por poucas alterações nas próximas horas, já que as barragens do Alto Vale estão operando dentro da normalidade.
Indaial também teve casas alagadas nos bairros Carijós, Arapongas e Mulde. Na manhã desta sexta-feira, a água baixou e os moradores começaram a limpeza.
Já Pomerode ficou debaixo d´água em questão de duas horas, onde choveu 144 milímetros, e fez o Ribeirão do Testo, que passa no Centro da cidade, transbordar. Casas, lojas, empresas, parte do Distrito Industrial e até o quartel do Corpo de Bombeiros foram atingidos. A prefeitura montou um abrigo no Parque Municipal de Eventos para as famílias atingidas
Uma ponte do Centro da cidade ainda permanece interditada devido a problemas estruturais. A SC-418, que liga Blumenau a Pomerode, já foi liberada para passagem, já a rodovia que liga o município a Jaraguá do Sul está parcialmente liberada, devido a queda de barreiras.
Conforme o prefeito Paulo Pizzolatti, a Defesa Civil Municipal está analisando os estragos e a previsão é que o município decrete Estado de Calamidade Pública nas próximas horas. "Pomerode já vem sendo castigada desde janeiro pelas fortes chuvas, permanecendo em situação de emergência. Agora, devido ao significativo nível de comprometimento e às dificuldades de acesso em áreas habitáveis, decretaremos estado de calamidade" disse.
Rio dos Cedros também registra problemas. As aulas da rede municipal e estadual de ensino foram suspensas em virtude dos estragos provocados pelas chuvas, uma vez que algumas comunidades ainda estão sem acesso.
No município, a barragem de Palmeiras está fechada desde esta madrugada. A última medição do rio dos Cedros, às 13 horas de hoje (11), apontou 6,73 metros acima do nível. A altura máxima foi registrada nesta manhã, 7,27 metros.
Em função da enxurrada, provocada pelas chuvas intensas e concentradas, o município decretou Estado de Calamidade Pública. Segundo o prefeito Fernando Tomaselli, além da enxurrada, a forte chuva causou mais de 50 quedas de barreiras em diversas comunidades no interior, impedindo a passagem em algumas estradas. Até o momento, o município registra cerca de 45 famílias desalojadas.
Em Timbó, a Avenida Sete de Setembro – uma das principais vias – foi interditada na manhã desta sexta-feira devido às chuvas da noite de ontem. Com isso, a Avenida Getúlio Vargas está em mão dupla. Outras ruas também permanecem alagadas, obrigando a realização de desvios no trânsito.
Às 11h desta manhã o rio Benedito marcava 6,66 m, uma diminuição no seu nível de 4 cm comparado à medição realizada às 6h30min, de 6,70. Segundo o chefe da Defesa Civil de Timbó, Osvaldo Roberto Brodwolf, seis famílias tiveram que deixar suas residências no município até o momento.
As pessoas começaram a contabilizar os prejuízos na manhã desta sexta-feira, assim como trabalho de limpeza. As prefeituras estão fazendo o levantamento dos estragos, pois ainda têm localidades isoladas, impossibilitando o acesso.
A população deve acompanhar a previsão do tempo para as próximas horas por meio dos veículos de comunicação. Em caso de emergências, o fone da Defesa Civil é 199.
Previsão |
A previsão é que a instabilidade permaneça no fim de semana. Hoje, o tempo fica nublado, com chuva ocasional de manhã e à noite, principalmente no Litoral. Amanhã e domingo, o tempo instável estará associado a temperaturas elevadas. Semana que vem, o frio começa a ganhar força, com a proximidade do outono. |
Ascom AMMVI.