Restos a pagar e carga tributária pautam coletiva de imprensa da próxima segunda-feira

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, concede coletiva à imprensa na próxima segunda-feira, 9 de maio, para apresentar dois importantes estudos concluídos pela entidade no último mês: uma pesquisa sobre a quantidade de restos a pagar empenhados nos municípios e os números da carga tributária brasileira em 2010.

Sobre o primeiro tema, a CNM entrou em contato com as prefeituras brasileiras e irá apresentar um mapeamento completo – e inédito – dos restos a pagar processados e não processados do Orçamento Geral da União junto aos municípios brasileiros. A pesquisa também irá apresentar o número de obras paralisadas ou em andamento em todos os Municípios do Brasil. Os dados serão apresentados por Estado e regiões.

Em relação à carga tributária, a CNM apurou a evolução da arrecadação da União, dos Estados e dos Municípios nos últimos quinze anos, com dados específicos sobre a arrecadação de ente. A entidade também traçou uma comparação entre a carga tributária do ano passado com o Produto Interno Bruto (PIB) do país, e avaliou se ela foi maior ou menor que a de 2009, ano da crise econômica.

Programação

Ziulkoski também irá apresentar a programação oficial da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O encontro começa na próxima terça-feira, 10 de maio, e deve reunir mais de quatro mil gestores municipais na capital federal. As reivindicações dos Municípios serão apresentadas à presidente Dilma Rousseff, cuja participação está confirmada para a abertura oficial do encontro na terça, às 17h.

Com informações da Agência CNM.

Comentar notícia.

LEIA TAMBÉM…

Presidente decidirá sobre pagamento de compromissos atrasados

Repasses ameaçados

Programação da Marcha muda para receber a presidente Dilma Rousseff

AMMVI mobiliza prefeitos para Marcha a Brasília