Seminário de Cultura reúne mais de 200 pessoas

"A gente precisa desesconder o Brasil". Foi com uma frase do ex-ministro e cantor Gilberto Gil, que o palestrante e membro Setorial Nacional de Teatro, Leone Silva, finalizou a sua palestra durante a primeira edição do 1º Seminário de Cultura do Médio Vale do Itajaí, no Teatro Municipal de Pomerode. O evento reuniu durante todo o dia de sábado (04/06), gestores culturais, conselheiros municipais de Cultura, artistas locais, representantes do setor público, entidades públicas e privadas ligadas à área cultural dos 14 municípios do Médio Vale. Mais de 200 pessoas compareceram.

Antes da solenidade de abertura houve a apresentação do Projeto Cultural de Balé de Pomerode, com a professora, Andréia Hradec. Foram 15 bailarinas que encantaram os participantes com as coreografias A Rosa, O Piano, A Valsa das Damas e a estréia Dr. Jivago.

Após, compuseram a mesa, o prefeito de Pomerode e primeiro vice-presidente da AMMVI, Paulo Maurício Pizzolatti; o coordenador do Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura e diretor de Cultura de Gaspar, José Gabriel Corrêa; a representante do Ministério da Cultura na Região Sul, Margarete Costa Moraes; a diretora de Políticas Públicas Integradas do Lazer da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Wypes Sant'ana de Liz e; a gerente de Turismo Cultura e Esporte da Regional de Blumenau, Márcia Wolff.

"É um privilégio para Pomerode termos uma estrutura como o nosso Teatro Municipal e podermos oferecê-lo a todos os municípios da região, para que possam aproveitar um evento tão importante como este. Devemos valorizar e incentivar as manifestações culturais e artísticas da nossa região", salientou o prefeito, em seu pronunciamento.

A representante do Ministério da Cultura, Margarete Moraes, disse que sua função é representar o Ministério na região e cada vez tem se surpreendido mais com o trabalho em Santa Catarina. "Pomerode, com todas as suas características culturais, de origem alemã, mostra o quão magnífico é o nosso país", enfatizou.

A representante aproveitou a oportunidade para falar sobre os projetos que o Minc adota na gestão da presidente Dilma Rousseff. "Constitucionalmente, o Minc trabalha com grandes projetos pela institucionalização da cultura no país. É importante que os municípios tenham conhecimento e saibam aproveitar acessando os fundos próprios do Governo. Pomerode por ter uma Secretaria de Turismo atuante e uma Fundação cultural já se torna referência no trabalho de Políticas Nacionais", disse.

O evento teve como objetivo possibilitar, através de um panorama regional, estadual e federal de políticas públicas culturais, a divulgação da cultura e seus atores nos municípios do Médio Vale do Itajaí.

O coordenador do Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura, José Gabriel Corrêa disse que eventos como o realizado são de extrema importância para a sociedade. "Mas, mais importante é a troca de ideias e informações que existe, seja durante as palestras, no coffe break ou no hall de entrada. Estamos prevendo a realização de uma Feira de Negócios, com o objetivo de fazer um intercambio de produtos culturais entre as cidades. O Colegiado com isso pretende estender o projeto também para o Alto Vale e Foz do Vale", explicou.

Durante a tarde, houve a apresentação da Orquestra de Acordeon de Brusque e apresentações culturais dos Grupos Folclóricos Alpino Germânico e Edelweiss.

Por fim, o seminário viabilizou a discussão e a integração dos entes culturais e a divulgação de ações do Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura, ordenando um compartilhamento de responsabilidade e a cooperação entre os municípios envolvidos.

Palestraram profissionais reconhecidos na área cultural de Santa Catarina e também de outros estados, a exemplo da palestra proferida pelo coordenador de Dança da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Fabiano Carneiro da Silva, que abordou as ações da Funarte na área da dança.

Para encerrar, o secretário de Turismo, Cultura e Eventos de Pomerode, Cláudio Krueger, agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância do evento não só para a cidade, mas para toda a região. "Pretendemos investir cada vez mais em ações como esta, com o objetivo de promover na cultura local e regional", finalizou.

O seminário foi uma promoção do Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura, e realização da AMMVI e do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). O apoio foi da Prefeitura Municipal de Pomerode, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (Setuce) e das demais prefeituras do Médio Vale. Mais informações estão disponíveis no site http://www.ammvi.org.br/

Moira Petrucci (MTB 12159 JP), jornalista da prefeitura de Pomerode.

Comentar notícia.