De 27 a 29 de junho acontece na Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) o curso sobre Estudo de Impacto de Vizinhança. Promovido por Gerson Martins Treinamentos, com apoio da entidade, o evento reúne engenheiros, arquitetos e técnicos municipais de planejamento urbano. A palestrante, Elma Nery Romanó, mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), apresentará subsídios técnicos e jurídicos para que o profissional esteja apto a realizar um estudo complexo como este.
A necessidade do Estudo de Impacto de Vizinhança surgiu através do Estatuto das Cidades. O levantamento tem o objetivo de identificar, analisar e avaliar os impactos ambientais causados pelas ocupações urbanas. É através desse documento que se começa a desenvolver uma trajetória mais voltada para a sustentabilidade no país e são impostas as normas que asseguram a boa convivência nas cidades.
Programação
A programação do curso é bastante vasta, abrangendo uma grande quantidade de assuntos. Serão contemplados o Estatuto das Cidades, o roteiro para apresentação do estudo e como fazer o levantamento dos meios físico, biológico e socioeconômico; também estão em pauta a descrição da edificação, delimitação e caracterização da área de vizinhança, avaliação de impacto ambiental e de infraestrutura, sistema construtivo do empreendimento e matriz de impactos.
Nos dois primeiros dias, o curso será das 8h às 18h; e no último, das 8h às 16h30. Mais informações em http://www.gersoncursos.com.br/.
Marcos Borges, Ascom AMMVI.