Prefeitos catarinenses prestigiam abertura de congresso de municípios

Mais de mil participantes – entre eles prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais – prestigiaram na manhã de hoje (25) a abertura da nona edição do Congresso Catarinense de Municípios, em Florianópolis. Durante dois dias, os gestores públicos irão debater políticas públicas e buscar soluções conjuntas aos entraves que as administrações municipais enfrentam cotidianamente.

Com o tema Planejamento e Comunicação de Políticas Públicas, o congresso foi aberto pelo presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Antônio Coelho Lopes Junior, prefeito de Capão Alto, que falou sobre a atribuição de responsabilidades repassadas pelos entes federados sem a transferência proporcional de recursos. O prefeito falou também da importância dos temas do congresso, como planejamento e comunicação, para o êxito da gestão pública.

Presente no encontro, o presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Paulo Eccel, prefeito de Brusque, salientou que o município é o ente mais importante da federação, uma vez que é nele que as principais ações acontecem e que a população tem contato direto com o gestor. "Por isso, precisamos manter o fortalecimento do movimento municipalista como principal bandeira, que garantirá a qualidade de vida dos cidadãos" disse.

Na solenidade de abertura, o governador Raimundo Colombo fez seu pronunciamento em defesa da democracia, salientando que o funcionamento das instituições é passo essencial para este processo. Abordou também a relevância do planejamento, uma vez que "o gestor público cada vez mais será cobrado". Em seu discurso, Colombo prometeu ainda maior aproximação do governo estadual com as prefeituras. "Queremos uma aproximação maior, intensa e profunda com as prefeituras", disse.

A programação da manhã terminou com a palestra do publicitário Rui Rodrigues, que falou de comunicação governamental. Segundo ele, esta é de extrema importância como ferramenta de prestação de contas à sociedade, divulgação das propostas do governo municipal aos cidadãos e mobilização da opinião pública para diretrizes e metas.

Rodrigues apontou ainda, em sua palestra, que a internet vem auxiliar na construção de uma rede de disseminação das posições dos gestores e governos, e também como importante reforço à proximidade do governante com a comunidade.

O IX Congresso Catarinense de Municípios acontece se estende até o dia 26 de julho. A programação do encontro está dividida em dois eixos: Ações do Governo Federal em Santa Catarina, no primeiro dia; e Ações do Governo Estadual, no segundo dia.

Michele Prada, Ascom AMMVI.

Comentar notícia.

LEIA TAMBÉM…

Prefeitos do Médio Vale vão a congresso de municípios