A cidade mais alemã do Brasil sediará, nos dias 4 e 5 de agosto, no seu teatro municipal, o 5º Seminário Estadual de Agricultura. O evento – promovido pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) em conjunto com o Conselho de Secretários de Agricultura de Santa Catarina (Consasc) – reunirá secretários e técnicos de agricultura das prefeituras e entidades conveniadas. O objetivo é estabelecer políticas de agricultura e possibilitar medidas conjuntas entre os municípios e o Consasc.
Os municípios que ainda não se inscreveram devem fazê-lo logo. "Estamos com uma boa expectativa, esperamos cerca de 200 pessoas no seminário", diz Nilton Provensi Machado, coordenador do Colegiado de Agricultura da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e secretária municipal de Pomerode.
Nilton acrescenta que o objetivo é a integração de todos os municípios para promover políticas conjuntas na área, como também executar um trabalho integrado com as associações microrregionais.
Temas
Nesta edição, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário discorrerá sobre os limites e potencialidades dos programas do governo federal para a agricultura familiar catarinense. Airton Spies, secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura, falará da atividade leiteira, seus desafios e perspectivas.
O seminário também vai tratar de outras demandas do setor nos municípios, como a utilização de nota fiscal e os limites e alcances da legislação ambiental. Haverá ainda um espaço para o relato de experiências de profissionais do ramo da agricultura.
"Existe uma evolução de uma edição para outra, nessa os temas são melhores e vai ter mais tempo para debater" encerra Nilton, que participou dos quatro seminários.
O evento inicia no dia 4 de agosto, às 8 horas e termina no dia 5, às 12 horas, com a posse da nova diretoria do Consasc. As inscrições são gratuitas, obrigatórias e podem ser feitas no site da AMMVI (aqui).
Ascom AMMVI.