O I Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, que acontece nos dias 1 e 2 de agosto, em Fraiburgo, reunirá gestores municipais de Cultura dos municípios catarinenses. Na ocasião, representando a AMMVI, participam dirigentes culturais dos municípios de Blumenau, Brusque, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó.
O evento é promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e pelo Conselho dos Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc). O fórum, destinado a prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores da administração pública, propõe discutir as políticas para o setor, a economia da cultura, entre outras questões.
Nesta segunda-feira (1), o secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (Minc), João Roberto Peixe, fará a conferência de abertura, com o título "Marco Regulatório da Cultura e Sistema Nacional de Cultura". A proposta de criação do sistema ainda tramita no Congresso. O SNC pretende institucionalizar as políticas públicas para a Cultura como políticas de Estado, além de buscar integrar as ações dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal) no setor.
Na programação, ainda está a secretária da Identidade e da Diversidade Cultural do Minc, Cláudia Leitão, que abordará a Economia Criativa da Cultura. A programação do primeiro dia também é composta por uma mesa sobre o Congesc, além de um espaço de debate dos colegiados regionais de cultura.
No segundo dia do evento, a deputada estadual Angela Albino coordenará uma mesa-redonda sobre a Política Estadual de Cultura. Participam a diretora de Políticas Integradas do Lazer da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa Wypes Sant"Ana de Liz; o presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Joceli de Souza; e a presidente do Conselho Estadual de Cultura, Mary Elizabeth Benedet Garcia. Após a mesa-redonda, haverá debate e deliberações sobre diretrizes para a área da Cultura no Estado e na União.
Além de palestras, apresentações culturais compõem a programação do evento, entre elas, a "Contestado vida e realidade", do Grupo Sangue de Jagunço de Fraiburgo.
O I Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura é realizado pela Escola de Gestão Pública Municipal (Egem), com o apoio da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), das Associações de Municípios de Santa Catarina, e da prefeitura de Fraiburgo.
Ascom AMMVI com informações da Ascom Fecam.