Nesta sexta-feira (5) ocorreu na Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) a 403ª Assembleia Geral Ordinária. Esta edição foi dedicada ao aniversário de 42 anos de fundação da entidade, contudo, temas importantes foram tratados.
A reunião iniciou com o presidente da AMMVI, Paulo Eccel, prefeito de Brusque, parabenizando a todos pelos anos de luta pelo movimento municipalista da entidade e a aprovação por unanimidade da ata da reunião anterior. Dentre os outros assuntos estava o movimento econômico, no qual foram apresentados dados do crescimento econômico dos municípios da região e a arrecadação do Estado.
A AMMVI também vai enviar mais uma solicitação ao Estado para que seja alterada a forma como é feito o desmembramento de áreas rurais. Hoje, tudo é enviado a Florianópolis para liberação. "Os municípios querem mais rapidez e a descentralização", declara o presidente da entidade.
A inspeção veicular para atender as leis ambientais na frota das prefeituras também foi tratada na reunião. O tema será amplamente discutido na próxima reunião do Colegiado de Trânsito da AMMVI.
O transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino e o Piso Nacional do Magistério também tiveram espaço no encontro. Estas questões serão debatidas pelos secretários municipais de Educação em reunião na quarta-feira, dia 10.
Além de tudo isso, os presentes foram convidados a participar do 2° Fórum Regional de Resíduos Sólidos do Médio Vale do Itajaí, na Uniasselvi de Blumenau, dia 24. Participaram da assembleia os prefeitos de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. O próximo encontro será em setembro.
Marcos Borges, Ascom AMMVI.
LEIA TAMBÉM…
Temos como objetivo defender a autonomia municipal
AMMVI comemora aniversário de 42 anos
Prefeitos se reúnem em assembleia para comemorar 42 anos da AMMVI