AMMVI realiza segunda edição de fórum sobre resíduos sólidos urbanos

O desenvolvimento sustentável é um tema muito falado atualmente. Como adequar-se à Política Nacional de Resíduos Sólidos? Como fazer um plano regional eficiente de gerenciamento de resíduos sólidos? Essas são algumas das questões que serão debatidas no 2º Fórum Regional de Resíduos Sólidos, no dia 24, das 8h às 16h, no auditório do campus da Uniasselvi de Blumenau.

O encontro é uma realização da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), e é direcionado a agentes políticos e técnicos das áreas de Saneamento Básico, Saúde, Vigilância Sanitária e afins.

"O evento vem trazer esclarecimentos sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como sobre o planejamento da sua gestão integrada. Abre ainda um espaço para que alguns municípios venham a apresentar suas experiências, relatando suas dificuldades e sucessos, gerando desta forma, uma troca de experiências entre os presentes", explica Fabiana de Carvalho Rosa, assessora de Saneamento Básico da AMMVI.

Ela acrescenta que com essa programação e proposta, o fórum vai ser um espaço de discussão sobre o tema, de forma a fortalecer o cooperativismo da região e elaboração dos planos de cada um.

Programação

Ministrarão palestras Daniela Libório, pós-doutorada em gestão de águas para consumo humano pela Universidade de Sevilla (Espanha), e profissionais da empresa Tekoha.

Daniela vai discorrer sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos; e os profissionais da Tekoha farão duas apresentações: Diagnóstico Técnico-ambiental do sistema de gestão de resíduos sólidos em uso nos municípios do Médio Vale do Itajaí e Estudo sobre aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos do Médio Vale do Itajaí.

Além das palestras, estão na programação mesas redondas e apresentações de experiências bem-sucedidas. Para participar é obrigatório fazer a inscrição no site da AMMVI. Confira aqui programação completa.

Marcos Borges, Ascom AMMVI.

Comentar notícia