AMMVI apoia implantação do campus da UFSC, mas não desiste da federalização da Furb

Apesar de não ser anunciada a federalização da Universidade Regional de Blumenau (Furb), o lançamento do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Superior e Profissional e Tecnológica, dia 16, em Brasília, pela presidenta Dilma Rousseff foi bom para o Médio Vale. Blumenau vai receber um campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Brusque uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF-SC).

"A nossa luta sempre foi por uma universidade gratuita na região, se não foi Furb, pelos menos conseguimos trazer um campus da UFSC para cá. Agora vamos trabalhar para ratificar este acordo para a vinda da UFSC para Blumenau", diz José Rafael Corrêa, secretário executivo da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI).

O que ainda está por ser decidido é o modelo que será adotado para a implantação do campus da UFSC em Blumenau. Logo após a confirmação da extensão da universidade, uma comitiva catarinense garantiu a autorização do Ministério da Educação para o uso da infraestrutura da Furb na implantação da unidade federal.

"O uso da estrutura da Furb para a implantação da UFSC é uma alternativa mais rápida para implantação da universidade, e vamos apoiá-la. Já que não veio a federalização, vamos ajudar neste processo", declara o secretário executivo.

IF-SC em Brusque

Já em Brusque, o resultado foi acima das expectativas. "Nós estamos muito felizes com esta informação. Nós tínhamos um projeto que era abaixo desta expectativa. Estávamos em busca de um CVT, que é um embrião de um Instituto Federal de Educação, então nós fomos surpreendidos com este anúncio da presidente e temos certeza de que vai ser muito útil para que a gente aperfeiçoe a qualidade da educação local e regional", afirma o presidente da AMMVI, Paulo Eccel, prefeito de Brusque.

"As informações prévias são de que o Instituto terá vagas para 1.200 alunos e 60 professores. Os cursos são na área de tecnologia e também em nível de ensino médio, tecnólogo e graduação", esclarece Eccel.

O prefeito ainda destaca a importância da universidade gratuita em Blumenau para a região e salienta o crescimento significativo de Brusque, 40%, na última década, declarando que as unidades educacionais vêm para suprir uma lacuna que há muito era reivindicada.

Para a implantação do IF-SC, a prefeitura terá de ceder um terreno de aproximadamente 20 mil metros quadrados à União.

Furb Federal

O resultado do anúncio da presidenta Dilma Rousseff foi bom para o Médio Vale, segundo José Rafael Corrêa. A região passará a contar com mais locais para a qualificação da mão de obra. "O anúncio foi um avanço, mas sempre queremos mais e não vamos abandonar a federalização da Furb. Porém, o momento é de ajudar na implantação da UFSC", finaliza o executivo.

Marcos Borges, Ascom AMMVI.

Comentar notícia.

LEIA TAMBÉM…

 A universidade federal é nossa

Entidades civis de Blumenau avaliam anúncio com cautela

Comitê pela federal reforça luta