Fórum de resíduos sólidos reúne mais de uma centena de profissionais

O auditório da Uniasselvi de Blumenau estava lotado na manhã desta quarta-feira (24) para o 2º Fórum Regional de Resíduos Sólidos Urbanos. Aproximadamente 120 profissionais de prefeituras, entidades públicas e empresas da região marcaram presença no evento promovido pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), em parceria do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). O objetivo foi a discussão e troca de experiências para conhecimento sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O destaque da programação foi a palestra da vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) e pós-doutorada em Gestão de Águas para Consumo Humano pela Universidade de Sevilla (Espanha), Daniela Libório Di Sarno. Ela falou sobre as exigências da lei e como dar a destinação correta para cada tipo de resíduo sólido, evitando que o destino final seja tão somente o aterro sanitário.

O principal ponto levantado por Daniela, defendido também pela AMMVI e CIMVI, foi a cooperação regional para a construção de um sistema eficaz de coleta. "Tem de ter uma integração das políticas locais, até pela viabilidade financeira regionalmente é melhor. Além disso, o plano deve ser feito em conjunto com o de saneamento e áreas afim", afirma a palestrante.

Ela exibiu dados que reafirmam o impacto que é causado pela falta de destinação correta dos resíduos sólidos. Em média, cada brasileiro produz dois quilos de lixo por dia, ou seja, com a grande população do nosso país fica claro que este é um tema de suma importância.

O presidente da AMMVI, Paulo Eccel, prefeito de Brusque, destaca a importância da iniciativa. "Esse evento se mostra muito importante, pois estamos nos reunindo para encontrar uma solução conjunta e integrada para o nosso lixo". Para ele, a região ainda está engatinhando nesse quesito e tem muito por fazer, e fóruns como este ajudam no desenvolvimento.

Durante as suas considerações, o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa, salientou o quão importante é um fórum como este para a sociedade. "Todos têm compromisso com a melhor destinação dos resíduos, desde aquele que só produz o lixo domiciliar até a grande empresa. E este evento vem ajudar nisso", disse Rafael. Em sua explanação, Daniela afirmou que a região está no caminho certo.

Marcos Borges, Ascom AMMVI.

Comentar notícia

LEIA MAIS EM….

AMMVI realiza segunda edição de fórum sobre resíduos sólidos urbanos