A chuva volta a preocupar os habitantes do Médio Vale do Itajaí. Há mais de um dia chove constantemente, causando desmoronamentos e alagamentos. Em Brusque, o rio Itajaí-Mirim transbordou com quatro metros, o nível normal é 2,6 metros. A Avenida Beira-Rio chegou a ser interditada.
Em Blumenau, houve deslizamentos de terra nos bairros Velha, Escola Agrícola, Ponta Aguda, distrito do Garcia e rua Hermann Huscher, rua Progresso e rua Itajaí. A cidade já está em estado de alerta, pois o rio marcava 6,75 metros às 16h. Uma mulher e as duas filhas tiveram de abandonar a sua casa por causa de um muro que caiu sobre a moradia.
Em Gaspar, nas ruas do Baú a água já começa a cobrir a estrada, que está enlameada e com buracos. Um pequeno deslizamento aconteceu no Baú Baixo e o nível do ribeirão do Baú Central estava alto. Entre Doutor Pedrinho e Benedito Novo uma barreira também caiu e deixou a pista interditada.
Já Apiúna cancelou as aulas em todas as escolas da rede municipal na quarta-feira (31). O Centro de Educação Infantil Caroline do Nascimento e a Creche do Ribeirão Vinte funcionam normalmente, pois não utilizam o transporte escolar. Na unidade estadual, a Escola de Educação Básica São João Bosco não haverá aulas já hoje (30), no período noturno.
A prefeitura de Apiúna comunica que "a medida de emergência foi tomada devido às fortes chuvas que assolaram todo o território do município nos últimos dias. O nível do rio está muito alto e já passou e carregou várias pontes e pontilhões".
A Defesa Civil estadual continua monitorando as áreas de risco. Já são 43 municípios atingidos pela chuva que assola o estado.
Marcos Borges, Ascom AMMVI.