Na quarta-feira (14) ocorreu no auditório da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) mais uma aula da Capacitação Continuada em Contabilidade Pública. Profissionais da administração pública direta e indireta,de fundações e autarquias participaram da disciplina de Relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ministrada por Vladimir Steiner, especialista em Contabilidade Pública e Auditoria Governamental.
"A demanda por profissionais dessa área nas prefeituras é grande por isso é muito importante a disciplina", diz Steiner. A disciplina tratou de esclarecer os meandros da administração pública, dando fundamentação legal, conceituação e mostrando os objetivos, prazos e penalidades da Lei de Responsabilidade Fiscal aos alunos.
A LRF se baseia no planejamento, controle e gestão, explica o professor. A sua importância é maior ainda no último ano de mandato, pois os prazos e regras para uso dos cofres públicos ficam ainda mais rígidos. Na aula fora trabalhado com algumas situações relacionadas à lei, explica Steiner.
"O professor é ótimo, ele nos mostrou os relatórios da LRF e explicou a sua função. O curso foi muito bom", declara Sabrina Forlani, um das alunas. Essa foi a primeira parte da disciplina, a segunda seria na quinta (15), mas por causa das enchentes muitas pessoas não conseguiriam ir ao curso. A nova data é dia 6 de outubro, também na AMMVI.
O curso ocorre de 29 de abril até 6 de setembro, em semanas alternadas. Os docentes que palestraram foram: Alexandre Alves, Luiz Carlos Wisintainer, Wanderlei Pereira das Neves, Gilberto Brasil, João Luiz Gattringer, Paulo Cezar Flores, Vladimir Steiner, Diana Vaz de Lima e o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa.
Marcos Borges, Ascom AMMVI