Prefeitos vão a Brasília solicitar apoio aos municípios atingidos pelas cheias

Prefeitos e vice-prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) estarão reunidos na tarde de amanhã, 29 de setembro, no Palácio do Planalto, para um encontro com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. A comitiva catarinense é formada ainda por lideranças políticas das demais cidades atingidas pelas cheias de setembro.

"O objetivo do encontro é justamente apresentar as prioridades dos municípios atingidos para o governo federal", explica José Rafael Corrêa, secretário executivo da AMMVI. Ele acrescenta que nessa reunião orientações sobre o aporte de recursos financeiros e auxílio dos ministérios poderão ser repassados.

Composta por 12 gestores públicos, a comitiva da AMMVI é formada pelos prefeitos de Apiúna, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó; e os vice-prefeitos de Botuverá e Brusque.

A reunião foi pleiteada pelo presidente da AMMVI e prefeito de Brusque, Paulo Eccel que, diante da situação dos municípios do Médio Vale, percebeu a necessidade de expor tais dificuldades enfrentadas ao governo federal, uma vez que dos 14 municípios da AMMVI, 13 decretaram situação de emergência e um município estado de calamidade pública. Representará a entidade na ocasião o prefeito de Pomerode e primeiro vice-presidente da entidade, Paulo Pizzolatti.

FGTS

Ontem (27), a ministra Ideli se encontrou com o governador do Estado, Raimundo Colombo, e Defesa Civil estadual para discutir a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores dos 72 municípios que decretaram estado de emergência ou calamidade pública. Segundo o governador, isso injetaria R$ 60 milhões na economia das cidades atingidas.

"Esse é um dinheiro que ajuda também o comerciante, pois o trabalhador que recebe o dinheiro o coloca em circulação de novo, fazendo a economia girar", diz o secretário executivo da AMMVI. O assunto parece estar encaminhado, mas poderá entrar em pauta na reunião de amanhã.

Ascom AMMVI

Comentar notícia