A Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), promoveu no dia 6, em Blumenau, o treinamento do Sistema de Emissão de Notas Fiscais do Produtor Primário – Sisruralweb. O curso foi direcionado aos técnicos municipais de agricultura que operam o sistema e teve como objetivo aprimorar o uso da nova ferramenta de emissão de notas fiscais.
A implantação do Sisruralweb ocorre porque o Estado transferiu o serviço de emissão de notas fiscais aos produtores primários aos municípios. Dessa forma, as prefeituras repassam as informações à Secretaria de Estado da Fazenda.
"O sistema dá um leque maior de informações às prefeituras como, por exemplo, saber o que foi produzido", explica o economista da AMMVI, Célio Francisco Simão. Para ele, o sistema permite maior controle e fiscalização, como também aumento de receitas aos municípios.
O curso abrangeu a operacionalização, instalação, abertura de cadastro, transferências e alterações de informações e geração de arquivo. Além disso, foram repassadas instruções de como enviar os arquivos ao Estado, como digitar e baixar notas fiscais e como configurar.
O Sisruralweb vem para substituir o sistema antigo e é utilizado em boa parte de Santa Catarina. Participaram do treinamento técnicos dos municípios de Apiúna, Ascurra, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Marcos Borges, Ascom AMMVI