AMMVI institui Colegiado de Defesa Civil

A Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) instituiu o Colegiado de Defesa Civil na quarta-feira, dia 5 de outubro. Secretários e técnicos municipais de defesa civil da região, engenheiros, arquitetos e um representante do Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops) se reuniram para a primeira reunião, onde apresentaram um panorama da realidade de cada cidade.

José Rafael Corrêa, secretário executivo da AMMVI, explica que o objetivo é discutir amplamente ações de prevenção, preparação, resposta e reconstrução dos desastres naturais, como também integrar a região na busca por soluções conjuntas para enfrentamento dos eventos climáticos.

"Vamos canalizar os esforços e informações para buscar a melhor forma de prevenir principalmente as enchentes", disse Corrêa. Para ele, ouvir de cada integrante a sua realidade vai ajudar na elaboração de estratégias regionais.

Dentre os primeiros pontos discutidos pelo colegiado está a verificação se as sedes dos serviços essenciais em emergências (como o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil) estão em pontos seguros e estratégicos, como também a falta de dados oficiais de monitoramento de cheias. Além disso, os membros do colegiado apontaram a criação de uma rede de contatos municipal e regional para resposta imediata como alternativas para integração dos órgãos.

Averiguar quais municípios têm cota de alagamento para as ruas e mapear as áreas com risco de deslizamentos; criar uma Coordenadoria Municipal de Defesa Civil para tornar possível a implantação de um Fundo Municipal para agilizar o processo de repasse de recursos; profissionalizar as defesas civis municipais; e elaborar um plano de contingência e um histórico de eventos climáticos também foram identificados como necessidades. A próxima reunião do colegiado ocorrerá na segunda quinzena de novembro, com data a definir.

Marcos Borges, Ascom AMMVI

Comentar notícia