Nos últimos anos, a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) vem mobilizando os municípios da região para aprimorar o tratamento e destinação dos resíduos sólidos urbanos produzidos. Para conhecer novas formas de reaproveitar este material gerado pela população, a AMMVI vai realizar a Missão Internacional Alemanha, Espanha e Suécia, entre os dias 12 e 21 de novembro.
Liderada pelo presidente da entidade, Paulo Eccel, prefeito de Brusque, a comitiva é composta por prefeitos, vice-prefeitos, técnicos municipais, como também os secretários executivos do CIMVI, AMMVI e equipe técnica da entidade.
"O objetivo é fazermos um intercâmbio de informações para que possamos melhorar a realidade dos resíduos sólidos da nossa região e auxiliar os municípios na implementação de melhorias", explica José Rafael Corrêa, secretário executivo da AMMVI.
O roteiro passará pelas cidades alemãs de Greisfwald, Rosenow, Demmin, Rostock, Schwerin, Hamburgo e Berlim. Já na parte espanhola da missão, a equipe conhecerá o sistema e as instalações de coleta, tratamento e destinação final de resíduos sólidos de Barcelona e Mataró (que fica próxima da capital da Catalunha).
"Esta viagem representa uma possibilidade de aproximação com outros países, e possibilitará a busca de informações não somente na área técnica, mas na gestão dos resíduos sólidos de maneira geral. Além disso, oportuniza conhecermoso funcionamento dos sistemas visitados, desde a sua estruturação política ao seu planejamento e execução", salienta a assessora de saneamento básico da AMMVI, Fabiana de Carvalho Rosa.
O presidente da AMMVI, Paulo Eccel, prefeito de Brusque, destaca que este é um marco histórico para a entidade, pois é a primeira missão internacional que a AMMVI realiza desde a sua fundação, em 1969. "É uma iniciativa muito importante, pois sinaliza o compromisso que a Associação tem com o desenvolvimento da região, principalmente nesta área cujo tratamento e aproveitamento adequado dos resíduos sólidoscontribui significativamente para a preservação ambiental".
Segundo Fabiana, a escolha destas cidades ocorreu por elas terem implantado a biometanização, processo de tratamento de resíduos sólidos indicado como o mais recomendável na região, conforme apontou estudo encomendado pela AMMVI. Este levantamento foi requisitado pela Associação em 2010 e teve o objetivo de identificar o melhor jeito de tratar os resíduos sólidos do Médio Vale. "Como não se tem conhecimento deste processo devidamente implantado e em funcionamento no país, optou-se por conhecer sistemas já implantados em outros países", esclarece Fabiana.
A programação da Missão passa por universidades, centros de pesquisa, parlamento, associação empresarial, ministério, entre outros locais. Além de conhecer experiências de tratamento de resíduos sólidos, a comitiva buscará ainda tratativas em áreas como desenvolvimento econômico, turismo e cultura para implementar projetos na região.
Uma agenda também está marcada na Suécia, para o dia 17 de novembro. Na ocasião, integrantes da AMMVI e CIMVI se deslocarão até a cidade de Borás para conhecer o sistema de biometanização, enquanto os demais integrantes dão prosseguimento à programação na Alemanha. Além disso, será visitada uma universidade que tem parceria com a Universidade Regional de Blumenau (Furb).Confira a seguir o roteiro completo.
Roteiro
12/11: Saída de São Paulo para Espanha.
13/11: Chegada às 13h25 em Barcelona e permanência até dia 15/11.
Programação: conhecimento do sistema e das instalações de tratamento e destinação de resíduos sólidos nas cidades de Mataró e Barcelona.
15/11: Deslocamento para Alemanha e permanência até dia 21/11.
Programação: conhecimento do sistema e das instalações de tratamento e destinação de resíduos sólidos nas cidades de Rosenow, Demmin e Rostock.
Reunião na prefeitura de Torgelow.
Cumprimento de agenda institucional na cidade de Greisfwald, com visita à Universidade, Associação Empresarial, Museu Pomerano e Prefeitura Municipal.
Cumprimento de agenda institucional na cidade de Schwerin, com visita ao Parlamento e ao Ministério da Economia e Turismo.
Visita ao Centro Científico e Tecnológico, em Berlim.
Visita ao Museu Ballinstadt (Museu da Emigração), em Hamburgo.
17/11: Agenda 2
Programação: conhecimento do sistema e das instalações de tratamento e destinação de resíduos sólidos na cidade de Borás, na Suécia.
21/11: Retorno ao Brasil à tarde.
22/11: Chegada em São Paulo pela manhã e retorno a Santa Catarina.
Ascom AMMVI
Confira abaixo o infográfico com o itinerário da Missão Internacional.