AMMVI realiza capacitação do PAR

A Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) realizou nesta quinta-feira (10) uma capacitação sobre a nova versão do Plano de Ações Articuladas (PAR). Secretários e técnicos municipais de Educação participaram do evento que teve lugar no auditório da sede da AMMVI e visou clarificar a elaboração de propostas para a melhoria dos indicadores educacionais.

A palestrante, Marlinda Pacheco Andrade – consultora do PAR municipal e estadual do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) -, explica que o PAR compõe o programa Todos pela Educação e foi apresentado em 2007 pelo Ministério para consolidar a assistência técnica e financeira do MEC, integrando as competências de cada ente federado sem lhe ferir a autonomia.

"É bom enfatizar que quem está aqui é MEC/FNDE, sem intermediários, dando uma capacitação para este grupo de gestores púbicos. O PAR é muito importante para tirarmos o Brasil da categoria subdesenvolvido para a de desenvolvido", explica a palestrante.

No curso realizado na AMMVI, foi abordada a segunda versão do PAR, mostrando como fazê-lo e o Plano de Metas Todos pela Educação. Além disso, entrou na pauta a contextualização do decreto 6094/2007, que instituiu o Plano. "A participação está sendo excelente", conta a consultora enquanto mostra cartões e bilhetes que recebeu para manter contato com os alunos, "mas, infelizmente, não tem como passar tudo em um só dia".

Neste momento, serão priorizados pelo MEC os municípios que integram os Territórios da Cidadania, conforme a carência de cada um. "Mas é bom frisar que qualquer município pode se cadastrar, fazendo ou não parte do território, e o portal fica aberto", esclarece Marlinda. Ela finaliza convocando os gestores a aderirem ao sistema para que o MEC possa conhecer o que se passa em cada localidade.

Marcos Borges, Ascom AMMVI

Comentar notícia