Médio Vale fará parceria com europeus para tratamento de resíduos sólidos

O tratamento dos resíduos sólidos da região dominou a Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), nesta quinta (26). A primeira reunião do ano definiu o plano estratégico da entidade e empossou a nova Diretoria Executiva para o mandato de 2012.

Durante a viagem técnica feita no ano passado para Alemanha, Espanha e Suécia, a AMMVI recebeu propostas envolvendo a implantação de um novo modelo de tratamento de resíduos sólidos na região. Dentre elas está a da Universidade de Borás, na Suécia, para capacitar os técnicos da região na implantação de um programa de gerenciamento sustentável dos resíduos, e a outra, de um grupo alemão para elaborar o projeto executivo de uma usina de biometanização no Médio Vale, processo este indicado como a melhor maneira de processar a fração orgânica do lixo, conforme apontou estudo encomendado pela AMMVI em 2011.

O prefeito de Brusque, Paulo Eccel, considera que não há como pensar numa proposta isoladamente, as duas se complementam. Para isso, todos os municípios deverão participar do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). "O envolvimento vai ser de todas as prefeituras, pois esta é a maneira mais inteligente de tratar os resíduos sólidos", salienta o prefeito de Pomerode, Paulo Pizzolatti.

O presidente da Associação, Carlos Alberto Pegoretti, prefeito de Rodeio, coloca os resíduos sólidos como uma das prioridades do seu mandato. "Esse tema é muito importante porque trata da questão ambiental, que está sendo bastante valorizada", explica.

De acordo com o que foi decidido em assembleia, o acompanhamento de convênio que será firmado com os alemães e suecos e a tomada de decisões será feito nas reuniões mensais dos prefeitos e de um grupo composto por técnicos da área de resíduos sólidos dos municípios da região. "Estamos avançando no que tange ao gerenciamento de resíduos sólidos. A expectativa é que em breve possamos executar um trabalho pioneiro no país e que contribuirá para o desenvolvimento sustentável na região", conclui o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa.

Ascom AMMVI.

Comentar notícia.

LEIA TAMBÉM…

Nova Diretoria Executiva da AMMVI toma posse nesta quinta

Ammvi empossa novo presidente

Muda comando na Ammvi