Santa Catarina inicia conferências territoriais na próxima semana

Terão início na próxima segunda-feira (13) as conferências territoriais para debater os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), em Santa Catarina. O objetivo é a preparação para a primeira Conferência Estadual de Ater, que será realizada em março.

Participam a Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca e a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar no estado, organizações civis e cooperativas de agricultores familiares.

As conferências vão debater a expansão e melhora dos serviços prestados pela Ater e servem como preparação para a primeira Conferência Estadual de Ater (Ceater), que será realizada no dia 16 de março e vai preceder a primeira Conferência Nacional de Ater (Cnater), de 23 a 26 de abril. Os 12 encontros catarinenses – são oito territórios, três pré-territórios e uma região (o litoral norte e central do estado) – também servirão para eleger os delegados que participarão da Ceater.

Dos 11 territórios, nove são Territórios Rurais e dois são Territórios da Cidadania (Meio Oeste Contestado e Planalto Catarinense). A primeira Conferência Estadual contará com 300 participantes, entre delegados, convidados e observadores.

O papel da Ater é central para o desenvolvimento agrário de Santa Catarina. O delegado federal do MDA no estado, Jurandi Teodoro Gugel, lembra que Santa Catarina é um dos menores estados do Brasil, com menos de 1,2% da área do País. No entanto, é um dos maiores produtores de alimentos nacionais.

"Um dos fatores que ajudaram a construir isso, por meio do aumento na produtividade, foi a assistência técnica", afirma. O delegado explica que a produtividade trazida pela assistência prestada pelo MDA ajuda a desenvolver os locais atendidos de forma sustentável, econômica e ambientalmente.

Ministério do Desenvolvimento Agrário

Comentar notícia