Resultado da missão internacional à Europa realizada em novembro de 2011, os prefeitos do Médio Vale do Itajaí formalizam parcerias com instituições da Alemanha e Suécia, concretizando ações em prol do gerenciamento e tratamento de resíduos sólidos urbanos na região. A assinatura da cooperação acontece na assembleia geral ordinária da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), nesta segunda-feira, 13, a partir das 9 horas, na sede da entidade, em Blumenau.
O primeiro convênio de cooperação internacional será firmado com entidades alemãs objetivando a elaboração do projeto executivo para implantação de usina de biogás destinada ao aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos por meio do processo de biometanização. Este convênio, explica o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa, contempla também a transferência de tecnologia e da experiência alemã para subsidiar a construção de um plano integrado de gerenciamento de resíduos sólidos no Médio Vale.
Na ocasião, acontece também a assinatura entre AMMVI, Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) e instituições da Suécia do convênio de cooperação que promoverá a troca de informações técnicas, treinamento e capacitação de pessoal em gerenciamento sustentável de resíduos. Este acordo também é resultado da visita feita a uma universidade sueca durante a passagem da comitiva da região pela Europa.
Na assembleia os prefeitos discutem ainda defesa civil municipal e a integração desses órgãos, buscando cobrar ações pontuais da secretaria de Estado que atende a pasta e garantir maior comprometimento do governo estadual no que tange ao repasse de recursos para os municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública.
Michele Prada, Ascom AMMVI.