Termina no dia 15 de fevereiro o prazo para as escolas públicas – urbanas e rurais – pré selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC) aderirem ao Programa Mais Educação. Para este ano, o governo pretende atender cinco milhões de alunos, para isso precisa incluir 1,9 milhões de estudantes nas redes de ensino integral.
Ao todo, 14,2 mil escolas das zonas urbanas e 14,5 mil das zonas rurais foram pré-selecionadas para execussão do Programa em 2012, mas, apenas 3,1 mil solicitaram o acesso ao Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec) para efetuarem o cadatro.
Para realizar o cadatro, as escolas receberão uma senha do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde). No momento da inscrição, elas deverão informar quantos alunos devem ser benficiados e quais serão as atividades extra curriculares a serem desenvolvidas.
Orientação
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta sobre algumas regras para execução. De acordo com o projeto educativo em curso, as escola devem oferecer seis atividades, a cada ano, dentro das possibilidades da legislação do programa. Elas devem ainda observar as obrigatoriedades, como a oferta de uma atividade do macrocampo acompanhamento pedagógico no roll das escolhas.
A lista de atividades é longa e contém possibilidades como: horta escolar ou comunitária, xadrez virtual e tradicional, percurssão, dança, Software educacional, Linux Educacional e jornal escolar distribuídas nos dez macrocampos do programa.
CNM