O auditório da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) recebeu um grande número de participantes para a capacitação sobre retenção de tributos focada no Imposto de Renda, Imposto sobre Serviços, contribuições sindicais e para a Previdência Social. O aperfeiçoamento, promovido nesta segunda (12) e terça (13) conta com a presença de gestores de diversas regiões do estado.
"Essa capacitação é um complemento para os servidores", explica o palestrante, advogado e consultor jurídico da Federação Catarinense de Municíos (Fecam) Ericksen Prätzel Ellwanger. De acordo com Rodrigo Guesser, palestrante e contador da Fecam, a retenção de tributos é um tema muito controverso. "Tem polêmica em tudo, quando reter, como reter, sempre tem dúvidas", afirma.
"Esse caráter polêmico do tema demonstra o que quão importante ele é, por isso trouxemos profissionais de renome para sanar as dúvidas dos servidores da região. Capacitar constantemente os servidores é uma das funções da AMMVI", diz José Rafael Corrêa, secretário executivo da entidade. Além de ser uma área controversa, conta Ericksen, ela sofre alterações periódicas, exigindo atualização contínua dos envolvidos.
Neste segundo dia, a programação prossegue com os aspectos contábeis da retenção, como formas de corrigir retenção e consequências contábeis da não-retenção.
Marcos Borges, Ascom AMMVI.