AMMVI conhece complexo viário em Blumenau

Iniciada em 2011, a construção do Complexo da Ponte do Badenfurt está em andamento e já é possível visualizar os pilares levantados sobre o Rio Itajaí-Açu. Com o objetivo de conhecer este complexo viário que fará a ligação entre a Rua Bahia e a BR-470, composto por um viaduto, duas pontes, uma via expressa, vias marginais, alças de acesso, ciclovias e passeios, os prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) realizaram visita técnica na tarde desta terça-feira (17), em Blumenau, durante assembleia geral da entidade.

Para o presidente da AMMVI, Carlos Alberto Pegoretti, prefeito de Rodeio, o empreendimento é um marco para Blumenau e região, pois os benefícios serão sentidos também pelos municípios vizinhos. "O complexo é uma alternativa para o gargalo da BR-470, facilitando o acesso a Blumenau e desviando o tráfego", disse.

O prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, explicou ainda que o trajeto de automóvel da Rua Bahia até a BR-470 leva atualmente uma hora, o que será reduzido para cinco minutos quando o complexo estiver concluído. Para o prefeito, há a expectativa de a obra ser inaugurada ainda este ano, uma vez que já foram recuperados 40 dias do total de três meses de atraso decorrentes das cheias de setembro do ano passado.

Segundo o prefeito, o investimento previsto para a construção do complexo é de R$ 32 milhões para a estrutura física, valor este financiado pelo BNDES, e R$ 7 milhões destinados a desapropriações, em que o governo do estado realizará repasse de parte deste valor através de fundo perdido.

Devido aos cuidados necessários e a grande estrutura montada, as equipes lançam todos os dias uma viga sobre a estrutura do rio Itajaí-Açu. Fora do leito do rio, os trabalhos se concentram na terraplanagem na margem esquerda com duas frentes de trabalho, uma próxima a BR-470 e outra nas mediações do rio Itajaí-Açu, na construção das vigas travessas e vigas longarinas sobre a Ponte do rio do Testo. As estruturas facilitarão o acesso entre os bairros Salto Weissbach e Badenfurt, transpondo o rio Itajaí-Açu e o rio do Testo.

As obras fazem parte do projeto Blumenau 2050, que visa estruturar e estabelecer um plano de diretrizes e projetos para o município, no que diz respeito ao planejamento territorial urbano, com previsão de implantação total até 2050.

Assembleia

Reunidos em assembleia, os prefeitos da AMMVI iniciaram a mobilização para participarem da décima edição do Congresso Catarinense de Municípios, que acontece nesta quinta (19) e sexta (20), em Florianópolis. Na agenda de maio, os prefeitos participam também da XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que, de 15 a 17 de maio, debaterá temas relevantes para o municipalismo, como royalties de petróleo e meio ambiente. A presidenta Dilma já confirmou presença para o último dia do evento, onde receberá a pauta de reivindicações elaborada durante a Marcha.

Os prefeitos voltaram ainda a discutir defesa civil municipal e se articularão para cobrar ações efetivas do governo no estado sobre os recursos para a área destinados aos municípios. O secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa, apresentou ainda a Lei nº 12.608, de 10/04/12, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, que traz as competências de cada entre federado para a adoção de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação voltadas à proteção e defesa civil.

Michele Prada, Ascom AMMVI.

Comentar notícia.

LEIA TAMBÉM…

Prefeitos visitam Ponte do Badenfurt, em Blumenau