Florianópolis vai ser palco de debates acerca dos caminhos da cultura em Santa Catarina, nos dias 28 e 29 deste mês, durante o 2º Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura e o Seminário: Cultura como elemento transformador da sociedade. A promoção do evento é da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.
Nestes dias, estarão reunidos no Sesc Cacupé as pessoas que pensam e debatem a cultura no país, buscando desenvolvimento, crescimento e fortalecimento da área. Segundo Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (SIDMS), a cultura tem a menor nota dentro das variáveis: 0,393, numa escala de 0 a 1. Assim, o Fórum se configura num espaço para a integração das regiões catarinenses e tem objetivo de promover o debate das políticas públicas do setor cultural, para o fortalecimento do setor, ampliando o diálogo entre Ministério da Cultura (MinC), as prefeituras e o Governo do Estado.
Na programação, palestras com a secretária de Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão, a economista e administradora Ana Carla Fonseca Reis, ambas defensoras da cultura como mercado potencial para o desenvolvimento econômico e também José Carlos Porto Neto, prefeito da cidade de Parati (RJ), conhecida pela Festa Literária Internacional de Paraty.
Em outro momento, o Fórum abraça o 2ª Circuito Estadual de Cinema Infantil. A diretora da Mostra, Luiza Lins, fará capacitação para que cada município realize uma Mostra Infantil, na mesma época e nos mesmos moldes do evento que ocorre há 11 anos na capital catarinense. Após a capacitação, será entregue um kit contendo 44 filmes de curtas metragens brasileiros, cartazes e camisetas. A 11ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis será realizada em 2012 entre os dias 29 de junho e 15 de julho.
O investimento para participação é de R$ 50,00. Inscrições e mais informações podem ser acessadas aqui.
Médio Vale
Os gestores da área da Cultura do Médio Vale marcarão presença no evento estadual. Já confirmaram presença diretores e presidentes de fundações de cultura dos municípios de Brusque, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Timbó.
Para o coordenador do Colegiado de Cultura do Médio Vale e diretor municipal de cultura de Gaspar, José Gabriel Corrêa, o evento é relevante para a troca de experiências e também mostrar o quanto o Médio Vale está a frente de outras regiões do estado, "pois através do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) temos um orçamento aplicado em ações integradas na região", explica.
Gabriel salienta ainda que o fórum oportunizará o debate de temas recorrentes nos municípios e o esclarecimento de questões relacionadas ao Sistema Nacional de Cultura.
Ascom AMMVI com informações da Fecam.