Parte decisiva para o tão perseguido desenvolvimento sustentável, o gerenciamento de resíduos sólidos será debatido por prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos municipais e representantes do governo estadual no dia 19 deste mês, no auditório do bloco J, campus 1 da Furb. Com o crescimento populacional e a aglutinação urbana já salientes na região do Médio Vale, a forma de como tratar e reaproveitar o lixo gerado por essas milhares de pessoas se mostra urgente e é com esse objetivo que a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) promove a terceira edição do Fórum Regional de Resíduos Sólidos Urbanos do Médio Vale do Itajaí.
Os destaques da programação do dia são os palestrantes internacionais que falarão ao público. São eles: Frank Zörner, gerente da Umwelt GmbH – empresa alemã contratada pela AMMVI para realizar o projeto executivo de uma usina de biometanização para a região; e a sueca Ilona Sarvari Horvath, professora da Universidade de Borás na área de Biotecnologia e pesquisadora na área de Bioconversão. Ambos falarão do modelo de gestão sustentável de resíduos sólidos, o primeiro, o caso da Alemanha, e a segunda, o caso de Borás (Suécia).
Odilon Gaspar Amado Júnior – diretor da Regional Sul da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos, com experiência internacional em vários países – ministrará sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e os desafios da adequação e a Logística Reversa.
Frederico Gross, engenheiro ambiental e analista técnico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), abordará o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. E Robson Ávila Wolff, engenheiro sanitarista e analista técnico da SDS tratará do Estudo de Regionalização da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Santa Catarina e Elaboração do Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
O presidente da AMMVI e prefeito de Rodeio, Carlos Alberto Pegoretti, ressalta a relevância do tema e do evento. "O gerenciamento dos resíduos sólidos é tema muito importante que já vem sendo tratado pela AMMVI há algum tempo e ficou mais evidente com a nossa viagem técnica à Europa no ano passado" – diz. "A realização de um evento como este é muito importante para que técnicos e gestores municipais possam analisar melhor e trocar informações sobre a situação atual em busca de um futuro melhor", completa Pegoretti.
O Fórum tem a parceria da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Associação Empresarial de Blumenau (Acib) e Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI).
As inscrições são gratuitas e obrigatórias. Para mais informações e inscrições, clique aqui.
Marcos Borges, Ascom AMMVI