No último dia 22 ocorreu mais um evento realizado com apoio da AMMVI. O tema de mais essa capacitação foi a tipificação dos serviços socioassistenciais: nova forma de organização dos serviços nos municípios. Diversos gestores que trabalham direta e indireta com a Política de Assistência Social se reuniram na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau (SDR Blumenau) para um dia de trabalho voltado para este assunto tão importante na formação das pessoas do futuro do nosso estado.
A palestrante Janice Merigo, mestre em Serviço Social, conta que a "participação superou as expectativas", pois nada menos de 142 pessoas de 18 municípios compareceram à capacitação. "A realização de um evento como este é importante para a qualificação dos trabalhadores que executam os serviços, garantindo qualidade nos serviços prestados aos usuários da assistência social. Buscando a autonomia, fortalecimento e emancipação das famílias, superando as situações de vulnerabilidade social", diz Janice.
A programação ao longo do dia abordou tanto os atendimentos de média quanto os de alta complexidade, com o foco na temporariedade que o afastamento da família e da comunidade têm e devem ter. O uso de consórcios públicos para os atendimentos de alta complexidade também foi debatido.
A capacitação teve a promoção da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação e execução da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM).
Marcos Borges, Ascom AMMVI