O município de Blumenau, no Vale do Itajaí, sediou, nesta terça-feira (7/8), a 12ª etapa regional do XIV Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, maior evento de capacitação externa do Tribunal de Contas de Santa Catarina. Um público de 316 pessoas – entre servidores de câmaras municipais, de prefeituras, de secretarias regionais, membros de conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e representantes de organizações não governamentais – participou da programação no campus do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).
Com o objetivo de difundir as boas práticas no uso do dinheiro público para fortalecer a cultura da responsabilidade fiscal e aproximar os técnicos do TCE/SC de seus jurisdicionados, o XIV Ciclo oferece quatro oficinas técnicas onde são abordados temas específicos. Na etapa de Blumenau, a sala de contabilidade e controle interno teve a presença de 105 pessoas; a de licitações, contratos, obras e serviços, 98; a de atos de pessoal, 63; e a sala onde foram tratados temas relativos a Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente e ONGs reuniu 50 participantes. O formato facilita o aprofundamento das abordagens, conforme o interesse de cada segmento do público e favorece o diálogo entre quem fiscaliza e quem deve aplicar corretamente o dinheiro público. "É um aprendizado importante, até para quem não tem muita experiência na área", disse o auxiliar administrativo da prefeitura de Indaial, André Gois. Ele trabalha há 7 anos na prefeitura e esta é a primeira vez que participa do Ciclo de Estudos. "O alto nível de conhecimento dos palestrantes chamou a minha atenção. Isto nos dá mais segurança para aplicar o que aprendemos", enfatizou o servidor de Indaial.
Nesta, que é a penúltima etapa da programação, estiveram presentes, além do presidente do Tribunal de Contas, César Filomeno Fontes, o conselheiro Wilson Wan-Dall e o procurador do Ministério Público junto ao TCE/SC, Aderson Flores. Na companhia do secretário-executivo da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), José Rafael Corrêa, eles visitaram todas as salas do evento para agradecer a participação e dar as boas vindas aos participantes. O presidente destacou o caráter técnico do Ciclo e reforçou o compromisso da sua gestão em valorizar o perfil pedagógico da atuação do Tribunal. "Minha administração está voltada à prevenção e ao treinamento. Estamos investindo em capacitação tanto interna, quanto externa", ressaltou Fontes ao falar para o público da oficina de licitações, contratos, obras e serviços.
Desde o início do XIV Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal, em 4 de julho, o TCE/SC já capacitou 3034 agentes públicos e representantes da sociedade civil. A próxima etapa – última – será realizada em Itajaí, nesta quarta-feira (8/8). Desenvolvido em 13 municípios, o evento é coordenado pelo Instituto de Contas do Tribunal e tem a parceria das Associações de Municípios, da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), do Ministério Público do Estado (MPSC) e da União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc).
Agradecimento
No final da manhã, o presidente César Filomeno Fontes, acompanhado do conselheiro Wilson Wan-Dall e do procurador Aderson Flores, visitou o diretor-administrativo da Uniasselvi, Guilherme Otto Schneider, para agradecer o apoio na realização da do Ciclo em Blumenau. "O nosso evento é fruto de diversas parcerias e esta com a Uniasselvi é muito positiva. Agradecemos pelo espaço disponibilizado e pela parceria", disse Fontes.
Acom TCE/SC
LEIA TAMBÉM…
Etapa do Ciclo do TCE em Blumenau será na próxima terça
Ciclo do TCE/SC orienta agentes públicos e abre diálogo com sociedade civil, em Blumenau e Itajaí
Ciclo do TCE/SC abordará as novas regras para prestação de contas de recursos públicos pelas ONGs
Falta menos de um mês para etapa do Ciclo do TCE em Blumenau