Servidores da Cultura passam por capacitação

Oferecer aos gestores e produtores da pasta de Cultura instrumentos para elaborar projetos para a área, desde a ideia, o desenvolvimento e descrição teórica, até a gestão. Este foi o objetivo do curso de Elaboração e Desenvolvimento de Projetos Culturais ocorrido nos dias 21 e 22 de agosto na Uniasselvi de Blumenau. Essa foi mais uma capacitação promovida pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), reconhecida referência regional na promoção de eventos de profissionalização do serviço público.

Segundo Maria Teresa de Lira Collares, gestora de projetos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e palestrante, o foco é a teoria. "A capacitação é de fundamentação teórica, de como construir um projeto com embasamento. Ontem (primeiro dia), passei para eles a Constituição e os marcos regulatórios. Isso é a nossa base", explica. De acordo com ela, é importante o gestor "pensar na sociedade como um todo". "Ele (gestor) tem de se perguntar que retornos o projeto vai dar. Também estou falando da importância das avaliações após a implementação, para que não seja algo passageiro, que depois fica esquecido", acrescenta Lira Collares.

Exclusivo aos municípios da AMMVI e da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), o curso teve na grade curricular desde o mais básico, a conceituação, até itens mais avançados: a elaboração de um projeto com metodologia correta e planejamento, os editais de licitação e a captação de recursos.

Para o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa, capacitações como esta são importantes para evitar possíveis problemas no futuro. Lira Collares destaca que o papel desempenhado pelas associações municipais é importante na organização dos setores em cada município. Com isso, uma ação que seria inviável se executada sozinha pode ser realizada coletivamente com artistas de uma região toda. "Organizando eles provocam a cadeia produtiva para o desenvolvimento local", finaliza.

Clique aqui e veja os arquivos do evento.

Marcos Borges, ASCOM AMMVI

Comentar notícia