Auditoria em processos licitatórios e contratos foi o tema da penúltima etapa do curso de Aperfeiçoamento em Licitações Públicas e Contratos Administrativos ocorrida nos dias 17, 18, 24 e 25 de agosto. Esse módulo objetivou desenvolver competências relacionadas às auditorias em processos licitatórios e contratos administrativos com enfoque na prevenção, como também orientar os profissionais da área sobre os procedimentos de auditoria.
"A turma já tinha visto vários temas e várias discussões sobre licitações e contratações. E agora, esta disciplina de auditoria em licitações e contratos serviu para pontuar os aspectos mais relevantes, juntamente com considerações a respeito de normas, procedimentos e técnicas de auditoria. O interessante desta disciplina foi trazer também muitos casos práticos que ocorrem no dia a dia de trabalho do TCE/SC (Tribunal de Contas de SC) e demonstrar para os alunos, onde está o problema nesses casos e onde está a solução", explica Alysson Mattje, auditor fiscal de controle externo do TCE/SC e palestrante.
Apesar das dificuldades vividas no setor de licitações e contratos, Mattje enxerga melhoras na última década. A capacitação e aperfeiçoamento é um dos objetivos da AMMVI como entidade, e para o secretário executivo da associação, José Rafael Corrêa, "cursos como esse são sempre muito importantes para continuarmos a melhorar o serviço público da região do Médio Vale".
"Um curso como este, de longa duração e de grande carga horária é de suma importância, pois, neste caso, se tem tempo para aprofundar assuntos que, em uma tarde ou em um dia, seriam vistos apenas de forma superficial", diz Mattje, e acrescenta: "Um curso como este deveria ser feito não só pela AMMVI, mas também por outras associações de municípios e também em outros assuntos".
Ascom AMMVI