Fórum busca articular medidas de prevenção de desastres

Blumenau sediu na quarta-feira (28/11), o II Fórum Permanente de Prevenção de Desastres da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí. O encontro, no auditório do bloco J, abordou a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei Federal nº 12.608/2012) e a articulação de outras políticas públicas e do Sistema de Justiça com a prevenção de desastres na região.

Segundo a professora Noemia Bohn, coordenadora do grupo de pesquisa em Direitos Fundamentais, Cidadania e Novos Direitos, o Fórum pretendeu ser um espaço de discussão e de articulação das demandas e expectativas locais em relação à prevenção de desastres. "É necessário mobilizar a comunidade regional e estabelecer parcerias efetivas da sociedade civil, do poder público como um todo (executivo, legislativo, judiciário), técnicos da defesa civil municipais e demais entidades, como a Furb, que podem contribuir nesse diálogo, mostrando o que está sendo feito e que articule ações de prevenção na região", afirmou.

Adriane Veloso, representante da SDR Blumenau, garantiu que a secretaria está avançando nesta integração com as estruturas municipais e elaborando o Plano de Desenvolvimento Regional, onde a temática da prevenção de desastres vem ocupando importante espaço. De sua parte, a represesentante do Poder Judiciário se dispôs a colaborar para quebrar o aludido distanciamento com esta discussão. Já o reitor da Furb, João Natel, enfatizou o papel de pesquisa da universidade é de "instigar o poder público" da importância de reunir conhecimento e ações concretas que atendam não só questões econômicas como as sociais e de qualidade de vida.

O Fórum também apresentou os resultados de pesquisas voltadas à temática dos desastres, desenvolvidas no âmbito dos projetos beneficiados com recursos da Fapesc na Chamada Pública de Prevenção de Desastres Naturais nº 10/2009.

O evento

O Forum Permanente de Prevenção de Desastres da Bacia do Itajaí, promovido pela Universidade Regional de Blumenau e Comitê do Itajaí, é uma tentativa de integração entre os governos municipais, estadual e a sociedade civil, conforme orienta o Plano Integrado de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí (PPRD).

Desenvolvido após o desastre de 2008 o PPRD tem a missão de congregar organizações públicas e privadas em torno da redução de risco de desastres naturais na bacia do Itajaí, promovendo uma base comum para a definição e implementação de uma politica pública permanete, oprientadora e reguladora.

O primeiro encontro do Fórum ocorreu dia 30 de maio, na Furb, e abordou os sitemas de de alerta e previsão de inundações existentes na bacia e as medidas adotadas pelos municípios. Na ocasião um público de 128 pessoas, representantes de Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Laurentino, Pomerode e Timbó participaram do debate.

Este segundo encontro apresentou os resultados das pesquisas sobre os desastres desenvolvidos no âmbito dos projetos financiados com recursos da Fundação de Âmparo à Pesquisa e Inovação Tecnológica de Santa Catarina.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Furb.