Uma comitiva composta por prefeitos do Médio Vale do Itajaí participa em Brasília, de 28 a 30 de janeiro, do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas. O evento, promovido pelo governo federal, objetiva estabelecer parcerias com os gestores municipais para promover crescimento econômico com inclusão social, equilíbrio ambiental e participação cidadã. Participam do encontro os prefeitos de Blumenau, Botuverá, Brusque, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Rodeio e Timbó.
Na programação serão apresentados os principais programas federais compreendidos nos eixos de desenvolvimento social, econômico, ambiental e urbano, participação social e cidadania. Cada temática destacará as políticas dos ministérios e órgãos federais voltadas para o respectivo tema.
Programas prioritários do governo federal, executados em parceria com os governos municipais, como o Programa de Aceleração do Crescimento e a Política Nacional de Resíduos Sólidos e de Saneamento, entre outros, irão compor a programação principal do evento.
Também serão apresentadas boas práticas de municípios e consórcios intermunicipais, além de oficinas técnicas sobre o sistema de convênios e contratos de repasse e instrumentos de modernização administrativa.
O presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Laércio Schuster Junior, prefeito de Timbó, analisa que o encontro será importante para buscar uma integração maior entre os gestores municipais e a União. "Além disso, é momento dos prefeitos cobrarem ações efetivas do governo federal e pedir soluções para velhos problemas como, por exemplo, o pacto federativo", disse.
Recursos
Na abertura do encontro, a presidente Dilma Rousseff pediu um minuto de silêncio em memória dos jovens mortos na tragédia de Santa Maria. Em seguida, a presidente fez um relato a uma plateia de milhares de prefeitos, prefeitas e vices sobre principais programas do governo federal.
Na ocasião, Dilma anunciou o aporte de R$ 66,8 bilhões em recursos novos para investimentos em diferentes áreas. O governo federal abrirá seleção de projetos nas áreas de saneamento, infraestrutura e mobilidade urbana, habitação, educação e saúde. Segundo ela, o governo fará a ampliação de 5.629 unidades básicas de saúde e a construção 1.253 novas unidades, além de recursos para melhorar os equipamentos dos postos de saúde.
Dilma anunciou ainda a liberação de R$ 100 milhões para apoiar as prefeituras na implementação de cidades digitais e a construção de 300 unidades de iniciação ao esporte. Além disso, a presidente garantiu a doação de uma retroescavadeira aos municípios com população igual ou inferior a 50 mil habitantes e uma motoniveladora para todos os municípios que não foram beneficiados em 2012.
Em seu discurso, a presidente convocou os prefeitos a trabalhar cada vez mais junto com o governo federal que, segundo ela, aumenta a capacidade de realização de cada município, cada Estado e da União. "Temos o compromisso de manter uma parceria respeitosa, produtiva e fraterna para superar os gargalos desse país. Os desafios do Brasil estão em cada município. E o desafio de cada município é o desafio de todo país", destacou.
Michele Prada, Ascom AMMVI.