Prefeitos de todo país conhecem a experiência do Selo Social de Brusque, em Brasília

O prefeito de Brusque, Paulo Eccel, destacou as estratégias do município para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) durante palestra nesta terça-feira, 29, em Brasília. O evento fez parte da Oficina "8 Jeitos de Mudar o Mundo" do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade" dentro do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas.

Lembrando que o movimento se trata de um conjunto de objetivos nas áreas de saúde, educação, gênero, meio ambiente e desenvolvimento sustentável que 191 países se comprometeram a alcançar até 2015, o prefeito deu a receita da fórmula adotada em Brusque: "Tudo começou em 2011 quando adotamos os ODMs e montamos o Selo Social. Os setores públicos e privados foram unidos com um objetivo, desenvolver ou apresentar ações que promovessem o bem comum para um futuro sustentável", explicou Eccel. "O selo social vem para estimular a para que se faça mais. E, ainda, queremos reconhecer o que já é feito", pontuou.

O chefe do executivo brusquense ainda detalhou que, antes mesmo do Selo Social, a prefeitura já realizava práticas em prol da sustentabilidade, especialmente em parcerias com apoio das empresas da cidade. No final de 2012 foi entregue o Selo Social aos órgãos públicos, entidades privadas e organizações não-governamentais que foram selecionados. "Se a entidade conquistar o objetivo, ganha o certificado com selo", explicou Eccel.

A ideia se consolidou e a Prefeitura já está na terceira edição da certificação com uma procura cada vez maior de inscrições. Foram 39 contemplados no primeiro ano e 46 no seguinte. Todo o processo é feito pela internet onde a sociedade se inscreve em alguma atividade que atinge os oito objetivos do milênio, ou ao menos algum deles. Uma comissão realiza a feita a análise dos projetos e constata o cumprimento dos objetivos para que a entidade conquiste a certificação.

No final da palestra, o prefeito Paulo Eccel fez uma apresentação de peculiaridades de Brusque, enfatizando que o município é a segunda melhor cidade em qualidade de vida do Estado de Santa Catarina, conforme estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e que completará 153 anos em 2013. Eccel comentou que as características mais marcantes da cidade são costumeiramente temas de desfiles realizados durante o ano, uma prática que já se tornou tradição local. Para as comemorações deste ano, um deles deverá abordar o tema 8 Jeitos de Mudar o Mundo, para que toda a população seja envolvida pelo assunto.

Com informações da Ascom Prefeitura de Brusque.

Comentar notícia.

LEIA TAMBÉM…

Prefeitos do Médio Vale participam de encontro nacional