Governador conclama prefeitos para pacto

Com um auditório completamente lotado de gestores municipais de todas as regiões do estado, o governador Raimundo Colombo abriu nesta terça-feira (26) o segundo dia do XI Congresso Catarinense de Municípios, em Florianópolis. Em sua fala, Colombo defendeu a aproximação do Governo do Estado com os municípios e anunciou que pretende visitar todos os municípios catarinenses junto com sua equipe de governo ao longo desse ano.

O governador fez um relato das dificuldades enfrentadas em sua gestão, principalmente na área de segurança pública e financiamento de recursos. Colombo conclamou ainda o apoio dos prefeitos para o programa Pacto por Santa Catarina, com investimentos nas áreas da saúde, educação, tecnologia, infraestrutura e segurança pública.

Em sua explanação, Colombo se antecipou e anunciou a linha de crédito Badesc Cidades Juro Zero, com investimentos de R$ 300 milhões a R$ 400 milhões disponíveis aos 295 municípios catarinenses, com carência de um ano e 36 meses para pagamento.

O presidente da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc), João Paulo Kleinübing, informou que o objetivo é fomentar o desenvolvimento por meio da aplicação dos recursos em infraestrutura e qualidade de vida, como pavimentação asfáltica, construção de escolas, postos de saúde, obras de saneamento e infraestrutura e equipamentos.

"Queremos apoiar as ações dos municípios para que possamos fazer mais e melhor. Com o programa do Badesc, o Governo do Estado vai pagar o juro. Isso vai gerar emprego, renda e desenvolvimento do Estado. É um programa inovador", disse o governador Raimundo Colombo.

O projeto de lei que viabiliza o programa com recursos do Governo do Estado, que vai subsidiar o montante equivalente aos juros já foi encaminhado para a Assembleia Legislativa. Neste segundo dia de Congresso, estão previstas as participações de vários secretários de Estado.

Nota Fiscal

Na manhã de hoje (26), A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e o governo estadual assinaram convênio do programa Com Nota Fiscal, Vai Legal.

O programa foi instituído pela Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) e Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte) em 2010, com a adesão de outras associações de municípios. Atualmente o programa está sendo adotado pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) e será oportunizado aos 295 municípios do Estado.

Segundo o secretário executivo da Amvali, Alessandro Hansen Vargas. "Santa Catarina será uma vez mais exemplo de cooperação através de ações integradas de interesse público visando ao desenvolvimento político-institucional do Estado e de seus Municípios".

O programa Com Nota Fiscal, Vai Legal visa ao desencorajamento da circulação de mercadorias sem documentação fiscal, o incremento no Valor Adicionado (VA) e a redução da sonegação fiscal, além de ações socioeducacionais voltadas área fiscal.

Ascom AMMVI com informações da Fecam.

Comentar notícia.

LEIA TAMBÉM…

Parlamentares recebem pleitos de prefeitos catarinenses

Prefeitos defendem mudança no pacto federativo em congresso estadual

Prefeitos participam de congresso de municípios

Evento terá encontro dos prefeitos com a bancada catarinense no Congresso Nacional

IX ExpoFECAM traz novidades em produtos, serviços e tecnologias para os municípios