Capacitar trabalhadores da assistência social que atuam na proteção social básica, possibilitando a qualidade dos serviços oferecidos às famílias referenciadas foi o objetivo do curso sobre Centro de Referência de Assistência Social (Cras) realizado na sede da AMMVI, em Blumenau, nos dias 4 e 5 de março.
Na ocasião participaram mais de cem servidores públicos, dentre eles secretários municipais, gestores e trabalhadores da Política de Assistência Social que atuam na proteção social básica dos municípios.
Conforme a palestrante, Vânia Guareski Souto, assistente social e especialista em Gestão Social de Políticas Públicas, o curso foi direcionado para o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, abordando sua abrangência, período de funcionamento, recursos materiais e humanos, intersetorialidade, usuários e serviços para crianças, jovens e adultos.
Na programação do curso estava ainda a contextualização da Política de Assistência Social e do Sistema Único de Assistência Social (Suas), serviço de proteção básica no domicílio para pessoas com deficiências e idosos, atribuições das equipes de referência e atuação dos psicólogos no Cras.
O evento foi uma promoção da AMMVI e Federação Catarinense de Municípios (Fecam), com a execução da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem).
Michele Prada, Ascom AMMVI.