Esta sexta-feira (26) está marcada em Santa Catarina como o dia da mobilização em prol do traçado original da Ferrovia Leste-Oeste (Ferrovia da Integração). A AMMVI e demais associações microrregionais estão apoiando eventos que ocorrem em Rio do Sul e Curitibanos, reunindo lideranças políticas e empresariais, entidades e sociedade civil.
Em Rio do Sul, às 10 horas, na Unidavi, será realizada uma audiência pública de lançamento da Campanha Pró-implantação da Ferrovia Leste-Oeste Catarinense, passando pelo Vale do Itajaí, Planalto, Meio Oeste e Oeste do estado. O evento é liderado pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) e conta com o apoio de dez associações microrregionais.
A outra manifestação ocorre em Curitibanos, na região da Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc), em prol da manutenção do traçado original da ferrovia. A mobilização acontece a partir das 13h30, na Universidade do Contestado e conta com o apoio de 12 associações de municípios.
Na sexta-feira, a AMMVI vai enviar uma Carta de Apoio manifestando-se a favor do traçado original da Ferrovia Leste-Oeste de Santa Catarina, com passagem da linha férrea pelas regiões de Itajaí, Blumenau, Rio do Sul, Correia Pinto, Curitibanos, Campos Novos, Joaçaba, Xanxerê, Chapecó, Maravilha, São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira, como também pela escolha desta como prioridade no projeto ferroviário nacional.
Conforme o presidente da AMMVI e prefeito de Timbó, Laércio Schuster Junior, todas as entidades representativas das regiões que margeiam a ferrovia estão se mobilizando em favor de objetivo comum. "Este traçado ferroviário é estratégico e primordial para fomentar a economia catarinense, garantindo um escoamento eficaz da produção e integrando as regiões", observa.
Estudos realizados por entidades empresariais mostram que 58% do transporte de carga segue por rodovias enquanto apenas 25% é feito por ferrovias. Em Santa Catarina, 76% segue por meio rodoviário, sobrecarregando o sistema viário do estado e prejudicando o escoamento da produção catarinense.
Abaixo-assinado
A Amavi está promovendo um abaixo-assinado que pretende sensibilizar as autoridades políticas, empresariais e comunidade sobre a importância do traçado da Ferrovia Leste-Oeste passar pelo Vale do Itajaí.
A ferrovia contribuirá para o desenvolvimento econômico e social das regiões do Vale do Itajaí, Planalto, Meio Oeste e Oeste através, principalmente, do transporte de mercadorias e insumos industriais.
Você pode estar participando do abaixo-assinado no link abaixo:
www.amavi.org.br/proferrovia
Ascom AMMVI.
LEIA TAMBÉM…
SC garante a Ferrovia do Frango